Winity Telecom, da Pátria, vai oferecer serviço celular no modelo de atacado
Dona do maior lance até o momento no leilão 5G da Anatel, a Winity Telecom, empresa do Pátria Investimentos, que aportou R$ 1,427 bilhão pela faixa nacional em 700 Mhz, mais do que as três teles- Claro, Vivo e TIM investiram, somadas, pelas lotes nacionais no 3,5GHz pelo 5G, reforça, por meio de comunicado, que vai desenvolver um plano de implantação de cobertura celular em modelo de atacado.
De acordo com o comunicado, a empresa, fundada em 2020 como provedora de infraestrutura wireless, com ativos de redes de telefonia móvel, sistemas de cobertura indoor e novas tecnologias de conectividade móvel para desenvolvimento e consolidação do 4G e lançamento do 5G no país, oferece soluções de cobertura móvel e capacidade aos seus clientes do setor de telecomunicações.
Além do pagamento da outorga pela faixa nacional de 700 Mhz, a Winity fará investimentos robustos para implantação de infraestrutura de cobertura em estradas e outras localidades, com destaque ao investimento de aproximadamente R$ 2,0 bilhões para a implantação de mais de 5 mil torres até 2029 para suporte às telecomunicações.
“O Pátria é um dos investidores com maior experiência no setor de infraestrutura de telecomunicações do Brasil. Estamos muito felizes com esta vitória e absolutamente comprometidos em entregar um ambiente mais conectado e digital, que impulsione o crescimento do Brasil”, ressalta Andre Sales, sócio do Pátria e CEO da área de Infraestrutura.
Já o CEO da Winity, Sergio Bekeierman, reforça o olhar corporativo da operadora. “Como uma das empresas pioneiras no desenvolvimento de rede móvel em modelo de atacado, vencer o leilão do 700 MHz nesse momento único da indústria é motivo de muita alegria. Ainda mais gratificante é visualizar o impacto que promoveremos ao levar conectividade a centenas de localidades remotas e a mais de 35 mil quilômetros de trechos de rodovias sem cobertura, gerando milhares de empregos, inclusão digital e o desenvolvimento da infraestrutura do País”.
Posicionado entre os principais investidores de infraestrutura da América Latina, onde atua desde 2006, o Pátria tem um histórico de mais de 20 investimentos realizados em diversos segmentos da área. Em infraestrutura de dados, em particular, contabiliza experiências na construção de torres, redes de fibra e data centers, por exemplo.
Além da Winity, entre outros exemplos de investimentos do Pátria no setor de infraestrutura de dados estão ODATA, que atua no Brasil, Colômbia e México para gerenciar e operar data-centers dedicados a fornecer infraestrutura de TI escaláveis, seguras e flexíveis; e a ATIS, que opera na Argentina oferecendo soluções de infraestrutura neutra de telecomunicações, atendendo alguns dos principais players do setor e contribuindo para desenvolvimento da conectividade. E também foi dona da Highline, vendida para a Digital Colony.
*Com informações da assessoria da Winity Telecom/Pátria Investimentos