Telecom
ZTE chega a 12% do mercado global de telecom e se aproxima de Nokia e Ericsson
Os números do primeiro trimestre de 2022 sugerem que o mercado geral de equipamentos de telecomunicações avançou de 4% a 5% ano a ano no período, sustentado por uma demanda robusta por equipamentos relacionados a telefonia fixa e um crescimento modesto em wireless, segundo aponta um relatório do Dell’Oro Group.
A dinâmica regional foi mista no trimestre. O crescimento da receita na América do Norte (+13%) e a expansão modesta de um dígito na Europa, Oriente Médio e África foram suficientes para compensar as tendências mais fracas na região Ásia-Pacífico.
A dinâmica dos fornecedores foi relativamente estável no trimestre, com os sete principais fornecedores conduzindo cerca de 80% do mercado geral. Levando em consideração que o governo dos EUA começou a proibir a Huawei de adquirir componentes dos EUA em maio de 2020, a Huawei fez um trabalho notável apoiando seus clientes e mantendo sua posição de liderança. Ao mesmo tempo, tendências divergentes entre as pegadas existentes e as novas estão pressionando a participação da Huawei na receita.
Segundo aponta a consultoria, a fabricante chinesa lidera com cerca de 30% do mercado global, seguida por Nokia e Ericsson com cerca de 16% cada uma. Após três anos consecutivos de avanços constantes de participação, a ZTE começou o ano com uma base sólida, impulsionada principalmente por ganhos de participação em Acesso de Banda Larga. A avaliação é que a participação da receita de equipamentos de telecomunicações da ZTE no 1T22 se aproximou de 12% no trimestre, um aumento de aproximadamente quatro pontos percentuais desde 2018.
Mesmo com a incerteza incomum em torno da economia, das cadeias de suprimentos, da guerra na Ucrânia e da política de zero Covid-19 da China, a equipe de analistas da Dell’Oro permanece relativamente otimista sobre as perspectivas de curto prazo.
As receitas globais de equipamentos de telecomunicações devem aumentar 4% em 2022 e registrar um quinto ano consecutivo de crescimento. Embora esta seja uma moderação em relação à taxa de crescimento de 8% em 2021 e as perspectivas possam parecer inicialmente um pouco mornas em termos reais de dólares com a inflação pairando em torno de 7%, é importante ter em mente que a gravidade dos riscos e a visibilidade variam nos segmentos de equipamentos de telecomunicações.