Anatel vai premiar operadora com melhor iniciativa pró-consumidor
A Anatel publica nos próximos dias o primeiro edital com objetivo de premiar duas operadoras de telecomunicações, uma entre as grandes, outra entre as de pequeno porte, que tenham implantado alguma prática inovadora no atendimento ao consumidor.
“O recado do consumidor é claro. Ele quer resolutividade. E ainda o atendimento é algo que as empresas precisam realmente se atentar com mais afinco”, afirmou o presidente da agência, Leonardo de Morais, na divulgação da nova pesquisa anual de satisfação e qualidade percebida dos serviços de telecomunicações.
O edital foi assinado nesta segunda, 11/3, e prevê seleção da melhor iniciativa por um comitê formado por representantes da Anatel, do Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, do Comitê de Defesa dos Usuários de Serviços de Telecom, da Academia e do sistema nacional de defesa do consumidor. A previsão é de divulgação em 5 de novembro próximo.
“O tema do ano vai ser atendimento ao consumidor. Vamos premiar iniciativas implementadas a partir de janeiro de 2018, em categorias de empresas de grande e pequeno porte. Várias empresas, por exemplo, têm lançado atendimento digital, aplicativos, formas autônomas de o consumidor resolver problemas de fatura, de franquia, enfim, temas relacionados a melhorar a qualidade do atendimento e da resolutividade”, explicou a superintendente de relações com consumidores da Anatel, Elisa Leonel.
O edital deve ser publicado ainda nesta semana e a partir de então haverá um prazo de 90 dias para que as empresas apresentem as iniciativas que vão concorrer ao prêmio. Trata-se de um selo de boa prática. Não haverá premiação financeira nem ela será usada como critério regulatório. Mas, provavelmente, boa publicidade.