O Convergência Digital estará em recesso entre os dias 23/12/2024 e 13/01/2025. A cobertura jornalística diária nesse período funcionará em regime de plantão. A equipe do portal deseja a todos os seus leitores e parceiros um ótimo Natal e um feliz 2025!

Segurança

Microsoft alerta para risco de novo ataque como WannaCry

A Microsoft anunciou correções de vulnerabilidades que se não forem endereçadas podem permitir um novo ataque da magnitude do WannaCry, que em 2017 infectou mais de 200 mil computadores ao redor do mundo. As correções são para Windows 7 e até mesmo para os Windows XP, que não tem mais suporte da empresa há cinco anos.

“Essa vulnerabilidade é pré-autenticação e não requer interação do usuários. Em outras palavras, a vunerabilidade é ‘wormable’, o que significa que qualquer futuro malware que a explore pode propagar de um computador para outro de forma semelhante ao malware WannaCry que se espalhou pelo mundo em 2017”, escreveu o diretor de resposta a incidentes da Microsoft, Simon Pope na postagem em que anunciou os patchs de segurança.

Ainda segundo o comunicado publicado na página do centro de segurança da Microsoft, “embora não tenhamos observado explorações dessa vulnerabilidade, é provável que atores maliciosos escrevam exploits para ela e a incorporem em seu malware”.

Segundo a empresa, as versões 8 e 10 do Windows não foram afetadas. Além das versões mencionadas, a vulnerabilidade também estaria presente nos  Windows Server 2008 R2 e Windows Server 2008. As correções, assim como as explicações da Microsoft sobre o risco de ataques podem ser conferidas neste link.


Botão Voltar ao topo