O Convergência Digital estará em recesso entre os dias 23/12/2024 e 13/01/2025. A cobertura jornalística diária nesse período funcionará em regime de plantão. A equipe do portal deseja a todos os seus leitores e parceiros um ótimo Natal e um feliz 2025!

Internet

Justiça livra Facebook na morte por linchamento provocado por Fake News

A Justiça de São Paulo negou o pedido de danos morais contra o Facebook, em ação movida pela família de Fabiane de Jesus, assassinada em decorrência do linchamento sofrido em maio de 2014, em Morrinhos, no Guarujá, fruto direto de notícia falsa publicada pelo perfil Guarujá Alerta. 

Segundo o juiz Christopher Alexander Roisin, “não houve qualquer ordem judicial para que o conteúdo fosse removido, não sendo a ré polícia de costumes dos usuários da plataforma, mas mera reparadora a posteriori, nos termos das condições de uso e da notificação prévia”. A família pedia R$ 36 milhões.

Na época, o perfil “Guarujá Alerta” divulgou um retrato falado de uma mulher supostamente responsável por sequestrar crianças e usá-las em rituais de magia negra. Nada era verdade. Nem os crimes, muito menos o envolvimento da vítima, que morreu dois dias depois, em decorrência das agressões. 

Embora vários tenham participado do linchamento, apenas cinco pessoas acabaram condenadas pelo homicídio, identificadas com base em vídeos feitos por celulares e também divulgados na rede social. 

* Com informações do Conjur


Botão Voltar ao topo