Serpro vai oferecer serviço de telefonia corporativa
O Serpro vai incluir telefonia no portfólio de serviços oferecidos aos clientes. Para isso, começa o processo de contratação de uma ‘solução unificada de comunicação como serviço’ por uma consulta pública que será aberta na terça, 1o/9. O objetivo é ser capaz de ofertar voz sobre IP em todo o território nacional.
“Esta contratação é meio pelo qual o Serpro prestará serviços a seus clientes”, indica o termo de referência em consulta. As considerações, críticas e sugestões deverão ser enviados, até 15/9, para o e-mail [email protected]. O texto completo pode ser conferido neste link.
As definições preveem que o software de telefonia deve ter compatibilidade para ser instalado nos sistemas operacionais indicados no edital, tanto em ambiente físico próprio ou em ambientes de nuvem pública. A aquisição inclui solução de bilhetagem das chamadas, por ferramenta de Gestão de Gastos e Recursos de Telecomunicações
A ferramenta também deve permitir trabalhar na configuração de cluster geográfico ativo/ativo entre as localidades de Brasília e São Paulo, considerando a topologia e a infraestrutura de Rede do Serpro, a rede local e rede de longa distância, além do serviço de telefonia fixa comutada (STFC) e o Serviço Móvel Pessoal (SMP).
Ou seja, “a solução deverá garantir disponibilidade e continuidade dos serviços de voz e vídeo, trabalhando em uma arquitetura integrada que oferecerá serviço de comunicação em qualquer ponto da Rede do Serpro e outras Redes Metropolitanas interligas ao backbone do Serpro (Infovias), com abrangência em todo território nacional”.