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Open Banking: Brasileiro se preocupa com crime financeiro e dados anônimos

Crime financeiro e dados anônimos são as maiores preocupações reveladas pelos 1000 brasileiros ouvidos pela pesquisa TecBan, feita pela Ipsos, sobre Open Banking no Brasil, no período de 04 a 10 de junho. Realizada desde 2018, a preocupação com esses dois temas se destacou. Os crimes financeiros preocupam 49% dos entrevistados – em 2020, o percentual era 48%. Com relação a anonimização dos dados, a preocupação cresceu do ano passado para este ano, passando de 39% para 43%.

Embora ainda haja receio por parte das pessoas, 40% dos entrevistados disseram que compartilhariam suas informações financeiras com um provedor terceiro que não seja o banco com o qual já tem relacionamento e 66% concordam que os serviços enquadrados como soluções que podem ser criadas a partir do open banking são relevantes, como as ferramentas de comparação inteligente, aplicativo financeiro “tudo-em-um” e acelerador de processos de aplicação.

O estudo mostra ainda que o uso da tecnologia não parece ser uma barreira na adoção do open banking no país. Isto porque 71% dos entrevistados se mostrou favoráveis ao uso de novas tecnologias. Para Tiago Aguiar, diretor de novas pataformas da TecBan, a pesquisa detalha que a conta poupança é a mais usada. “O que temos não são desbancarizados, mas os desfinanciados, que não têm acesso ao crédito e aos serviços financeiros. A conta poupança é o que há de mais básico no sistema financeiro”, observou o executivo.

Para Priscilla Branco, Gerente de Public Affairs da Ipsos,  a preocupação com  a segurança dos dados é real, mas ganhou respaldo com a LGPD. ” Open Banking só é possível por conta da LGPD, que deu às pessoas, o domínio dos seus dados. São as pessoas que autorizam o compartilhamento. Uma LGPD forte só beneficia o Open Banking”, assinalou.

A primeira fase do Open Banking teve início em fevereiro deste ano. A segunda começa no próximo dia 13 de agosto. Essa etapa é considerada uma das mais importantes para o sucesso dessa iniciativa, pois é quando se inicia o compartilhamento de dados de clientes, mediante sua autorização prévia.  Para ter acesso a pesquisa completa, clique aqui.


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