Telecom

Transações bancárias pelo celular cresceram 35% em 2020, aponta BC

Em nova radiografia sobre o setor da pagamentos no Brasil, o Banco Central destaca o aumento de 35% nas transações realizadas por meio de dispositivos móveis em 2020, de 34,1 milhões para 46,1 milhões. Os dados estão nas Estatísticas de Pagamento de Varejo e de Cartões

Segundo o BC, transações que se valem de conexões móveis vão se tornando mais utilizadas que aquelas realizadas pela internet, que caíram pelo segundo ano consecutivo, acumulando uma recuo de 14% no período.   

No mais, todas as estatísticas do BC sobre o ‘mobile’ mostram crescimento. Para o pagamento de contas, tributos e transferência de crédito, os canais móveis e digitais também tem ganhado cada vez mais preferência entre os brasileiros, respondendo por 37% desses pagamentos. Um total de 3.957 milhões de operações com essas finalidades foram feitas no ano passado, 35,4% a mais do que no ano anterior (2.922 milhões). 

O mesmo se viu em relação aos dispositivos como canais de atendimento das instituições financeiras. O relatório do Banco Central aponta que “os destaques foram o aumento significativo das operações realizadas por intermédio de dispositivos móveis, de 41%, em 2018, para 59%, em 2020, acompanhado de uma queda no uso do canal internet banking, de 29% para 22% no período”. 


Botão Voltar ao topo