O Convergência Digital estará em recesso entre os dias 23/12/2024 e 13/01/2025. A cobertura jornalística diária nesse período funcionará em regime de plantão. A equipe do portal deseja a todos os seus leitores e parceiros um ótimo Natal e um feliz 2025!

Carreira

Três em cada quatro candidatos a emprego foram vítimas de links falsos

Uma pesquisa da Heach Recursos Humano, com 800 candidatos entre os dias 20 de outubro e 1° de novembro, apontou que 75% (604) foram vítimas de ofertas falsas de vagas de trabalho. E dois terços deles, 401 candidatos foram vítimas três vezes ou mais, enquanto outros 22,85% duas vezes.
A pesquisa revelou quatro tipos principais de golpe: 496 relataram sobre informações falsas de remuneração e as rotinas de trabalho, 128 sobre solicitação de dinheiro para que o candidato possa se cadastrar a vaga, 155 sobre solicitação que o candidato precise frequentar um curso ou formação antes de conseguir a vaga, e 346 relataram sobre solicitação de dados pessoais, como CPF ou dados bancários.
Dos entrevistados, 416 responderam a anúncios falsos nos últimos 12 meses, o que representa 68,87% dos candidatos. Se considerados os últimos 18 meses, o número aumenta para 503 candidatos, ou seja 83,28 % foram abordados por pelo menos uma vaga falsa durante o período de pandemia. 
“Vemos uma forte tendência de crescimento de golpes, sobretudo com o uso mais frequente da tecnologia na divulgação de vagas e captação de candidatos, mas sobretudo pelos danos causados pela pandemia que cria um ambiente mais propício para que golpistas se aproveitem das pessoas mais vulneráveis e que por necessidade e muitas vezes desespero, acabam se tornando vítimas de verdadeiras quadrilhas do emprego falso”, diz o CEO da Heach, Elcio Paulo Teixeira.

Botão Voltar ao topo