Governo

Site do Banco Central volta a funcionar. Serviço novo segue sem previsão

O site do Banco Central voltou a funcionar, nesta quinta-feira, 27/01, depois de quase 48 horas fora do ar, por conta da demanda excessiva provocada pelo lançamento do Sistema Valores a Receber, novo serviço para o consumidor que travou na largada.

O site – www.bcb.gov.br –  voltou, mas o serviço SVR segue suspenso e sem informações de quando será retomado. O produto permite a qualquer cidadão conferir se tem dinheiro esquecido ou não comunicado, mesmo em contas encerradas nas instituições financeiras. O Banco Central segue sem informar porquê a infraestrutura de TI não suportou o novo serviço e qual é a estratégia efetiva para retomar a oferta do produto ao conusmidor.

Segundo o Banco Central, “o lançamento do Sistema Valores a Receber (SVR) gerou demanda de acessos muito acima da esperada, o que provocou instabilidade em sua página e também nos sites do BC, do Registrato e Minha Vida Financeira”. Essa “demanda muito superior à esperada” resultou que “79 mil cidadãos conseguiram consultar o SVR e 8,5 mil solicitações de devolução foram formalizadas, somando cerca de R$ 900 mil, os quais serão transferidos via Pix em até 12 dias úteis”.

O público potencial, porém, é bem maior. O próprio BC explica que “essas demandas representam um pequeno primeiro passo frente ao potencial de R$ 3,9 bilhões e 28 milhões de CPF e CNPJ nessa primeira fase”. 


Botão Voltar ao topo