Cariacica, no ES, elege o Wi-Fi para a sua transformação digital
Com aproximadamente 380 mil habitantes, Cariacica, na região metropolitana de Vitória, no Espírito Santo, abraçou a transformação digital. E uma das ações foi apostar no Wi-Fi.Há cinco anos, a prefeitura da cidade substituiu a rede cabeada da internet por Wi-Fi com o uso das soluções da Aruba. Hoje são 7 mil os usuários da rede em lugares como escolas, postos de saúde, a sede administrativa da cidade, além de cerca de 170 pontos de cobertura Wi-Fi pública. No ano passado, recordes de acessos foram batidos. Em maio, por exemplo, foram mais de 40 milhões.
Segundo Luiz Almeida, Territory Manager da Aruba, a ideia do projeto era não somente desenvolver uma moderna rede sem fio, mas sim um projeto consistente de longo prazo, fundamentado em uma rede segura, robusta, simples de gerenciar e que permitisse integração de recursos.
A rede de Cariacica conta com computadores, Smart TVs, impressoras, entre outros dispositivos móveis e de IoT conectados, além de segmentação de usuários para proporcionar segurança, por meio do ClearPass, e ferramentas de análise de dados, um recurso valioso para o desenvolvimento de políticas sociais e de saúde, mas ainda pouco utilizado pelos municípios brasileiros.
De acordo com Almeida, Cariacica é um modelo de gestão de TI a ser seguido, uma vez que a demanda do município foi atendida com mais inteligência e simplicidade. “O serviço que a cidade apresenta para a população é de grande valor. Tudo é integrado e a rede é gerenciada via Aruba AirWave, que permite visibilidade de dispositivos e a prevenção de problemas”, completa.