Opinião

Como transformar dados em negócios no setor público

Os dados do setor público possuem um tremendo potencial. O turbilhão de informações geradas diariamente é registrado, analisado e em muitos casos combinado para que os serviços digitais funcionem de forma eficaz e atendam melhor às necessidades da população. As informações são peças-chave no processo contínuo de inovação que, além de transformar o dia a dia da população, também traz benefícios econômicos para o setor público. 

Mas para aproveitar os benefícios em sua totalidade, é fundamental examinar a otimização do acesso e uso dentro e entre organizações. Isso requer estratégias acuradas para que seja realmente possível extrair valor desses dados. Abaixo explico como três etapas fundamentais podem ajudar a reduzir custos, gerar receita e criar um impacto positivo para a população.

O compartilhamento e a combinação de dados vêm se mostrando um verdadeiro alicerce nas estratégias preditivas, principalmente nas áreas da saúde. A capacidade de prever situações críticas e até desastres naturais amplia a capacidade do preparo das organizações e dos profissionais para lidar com emergências, permitindo desde a antecipação da necessidade de recursos hospitalares, como leitos extras, até a alocação de recursos necessários de forma mais eficaz. Aliás, esse planejamento inclusive previne o desperdício de investimento em recursos desnecessários. 

Na Inglaterra, as clínicas gerais de atendimento já compartilham os dados com hospitais para identificar pacientes com maior risco de internação e, dessa forma, intensificam a prestação de serviços de saúde a eles. Com isso, já reduziram até 30% as internações na região.

Entrega


Em termos de entrega, os dados podem ser usados para tornar os serviços existentes mais econômicos e fornecer serviços de melhor qualidade à população. Por exemplo, os dados podem ser usados para melhorar a experiência do usuário do site ou aproveitados para chatbots que respondem às consultas realizadas diariamente. As ferramentas digitais são ainda mais úteis para levar autonomia às pessoas em regularizar serviços governamentais como pagar impostos, renovar passaporte ou pagar multas.

Ao melhorar os serviços digitais, as equipes do governo podem investir mais tempo em questões mais complexas ou estratégicas, que exigem intervenção humana. A análise de dados em tempo real também pode ser aproveitada em centros de serviço e de suporte por telefone para prever o aumento da demanda, para que a equipe possa ser alocada aonde for mais necessária. Com isso, a população ganha acesso aos serviços governamentais de forma mais eficiente, mas tudo ainda pode ser gerenciado pela mesma quantidade de funcionários.

Além disso, os dados podem ser usados para adicionar novos serviços ao setor público e apoiar iniciativas no setor da saúde, como diagnóstico por IA e monitoramento de pacientes em casa. Essas ferramentas otimizam o tempo da equipe do hospital, ajudam a reduzir as admissões de pacientes e melhoram a qualidade do atendimento.

Avaliação e Monitoramento

Após implementar novos serviços orientados por dados, é óbvio que os líderes querem ter certeza de que esses dados estão entregando o valor esperado para as ações. Para projetos governamentais que geram receita esse é um passo mais simples.

Um estudo do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) aponta que a transformação digital gerou para a sociedade uma redução média de 74% no custo unitário de uma solicitação de serviço público. A cada R$ 1 investido na digitalização de serviços somente da Prefeitura de São Paulo oferecidos ao público gerou um retorno/economia anual de R$ 27.

As informações obtidas com os dados também podem mostrar às organizações do setor público os serviços mais utilizados pela população, para que saibam em quais é necessário aumentar ou reduzir o investimento. Identificar o valor dos dados e colocar em prática as estratégias para fazer bom uso deles ajuda o setor público a fazer mais dentro do orçamento, impulsiona a inovação com propósito e impacta positivamente a população. E, para isso, uma infraestrutura capaz de lidar com o crescente volume de dados de forma inteligente, simples e segura é a base para uma modernização eficaz no setor.

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