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Mercado

Ano fraco para PCs e celulares derrubou indústria de chips em 7,6%

Os 10 principais fabricantes globais de equipamentos originais (OEMs) diminuíram gastos com chips em 7,6% e representaram 37,2% do mercado total em 2022, de acordo com resultados preliminares da Gartner. A inflação global e as pressões da recessão enfraqueceram drasticamente a demanda por PCs e smartphones em 2022, impactando a produção global de OEMs.

A maioria dos 10 principais clientes de semicondutores são os principais OEMs de PCs e smartphones. “Como resultado, uma queda acentuada na demanda do consumidor por PCs e smartphones impediu que os principais OEMs aumentassem a produção unitária e as remessas”, disse Masatsune Yamaji, Analista Diretor Sênior do Gartner.

“A política de zero Covid-19 na China também causou séria escassez de materiais e interrupções de curto prazo na cadeia de suprimentos de eletrônicos. Uma escassez persistente de semicondutores nos mercados automotivo, de rede e de eletrônicos industriais aumentou os preços médios de venda (ASPs) de chips e acelerou o aumento da receita de semicondutores nesses mercados. Consequentemente, esses fatores resultaram na redução da participação dos principais OEMs nos gastos gerais com semicondutores em 2022 em relação a 2021.”

Todas as dez principais empresas em 2021 permaneceram em 2022, com Apple e Samsung Electronics mantendo as duas primeiras posições. Apenas Samsung Electronics e Sony aumentaram seus gastos com chips em 2022

A Apple permaneceu no topo do ranking de consumidores que gastam com semicondutores pelo quarto ano consecutivo. A empresa diminuiu os gastos com unidades de microprocessamento de computação (MPUs) em 11,7% devido à mudança contínua para ter seus próprios processadores de aplicativos projetados internamente. No entanto, a Apple aumentou os gastos com chips sem memória em 2,8%.
A Samsung Electronics aumentou os gastos com chips em 2,2% e manteve a segunda posição. A empresa ganhou mais market share no mercado de smartphones devido à sua liderança em telefones dobráveis, além de se beneficiar da política zero-Covid na China, que afetou seus concorrentes, levando a um aumento nos gastos com semicondutores em 2022.
A Sony apresentou o crescimento mais rápido em gastos com chips em 2022 devido ao interesse sustentado do consumidor global nos consoles de videogame PlayStation 5. No entanto, o volume de produção não pôde ser aumentado para atender ao nível de demanda, devido à contínua escassez de cavacos e à interrupção das redes logísticas ao longo do ano.
Respondendo por aproximadamente 25% das vendas de semicondutores em 2022, a memória foi a categoria de dispositivos com pior desempenho, experimentando uma queda de receita de 10% devido à queda dos preços no segundo semestre de 2022 em meio à demanda morna. “Os 10 principais OEMs representaram 49,2% do gasto de memória e, consequentemente, observaram uma queda significativa no gasto de memória”, disse Yamaji.
Empresa 2022 Gastos 2022 Market Share (%) 2021 Gastos 2021-2022 Variação (%)
Apple 67,056 11.1 68,851 -2.6
Samsung 46,065 7.7 45,091 2.2
Lenovo 21,031 3.5 25,41 -17.2
Dell 18,304 3.0 20,977 -12.7
BBK 18,082 3.0 21,81 -17.1
Xiaomi 14,602 2.4 16,465 -11.3
Huawei 12,075 2.0 14,977 -19.4
HP 11,291 1.9 13,927 -18.9
Sony 7,975 1.3 6,847 16.5
Hon Hai 7,531 1.3 8,028 -6.2
Outros 377,68 62.8 352,568 7.1
Total 601,694 100.0 594,952 1.1


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