Governo do Ceará negocia com a Anatel usar 5G para digitalização
Governo quer usar o 5G para levar conectividade para os municípios não atendidos pelo serviço privado, conta o secretário executivo de Gestão e Governo Digital do Estado do Ceará, Auler Gomes de Sousa.
O Ceará está negociando com a Anatel uma forma de usar o 5G como suporte ao projeto de levar conectividade para os 183 municípios do Estado, além do cinturão digital de fibra óptica, que já está presente em 130 municípios, conta o secretário executivo de Gestão e Governo Digital do Estado do Ceará, Auler Gomes de Sousa.
Em entrevista à CDTV, do portal Convergência Digital, Sousa, que participou do SECOP 2023 nesta quinta-feira, 24/08, deixou claro: a transformação digital só vai dar resultado se chegar aos municípios.
“Não adianta o governo federal digitalizar. Não adianta o Estado digitalizar. Quem tem de estar ágil é o município. Ele é a interface direta com o cidadão. E nós não conhecemos as dificuldades dos municípios. Nós temos de entender a prefeitura para pensar em serviços melhores ao cidadão”, detalha.
Segundo o secretário do Ceará, hoje, um dos principais problemas enfrentados pelos municípios é o deslocamento do cidadão para ter acesso a um serviço. “O deslocamento no interior é caro, em termos financeiro, e é caro em termos de tempo gasto para o deslocamento”, relata. Assistam a entrevista com o Secretário de Transformação Digital do Governo do Ceará, Auler Gomes de Sousa.