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Jornada do Viajante chega ao Brasil com muito apoio da Inteligência Artificial

Seja a lazer ou a trabalho, quem viaja busca evitar o máximo possível contratempos durante o período fora de casa. Para evitar justamente que portadores de cartão de crédito enfrentem problemas ao fazer compras e pagamentos, a área de consultoria da Visa — Visa Consulting & Analytics (VCA) — iniciou, neste ano, projeto batizado de Jornada do Viajante.

A ideia surgiu a partir da retomada do turismo com objetivo de apoiar os emissores em sua estratégia de relacionamento e engajamento com os consumidores em  toda a experiência de viagem, do momento da escolha do destino até o planejamento da próxima viagem, passando por sugestão de hotéis e restaurantes, check-in de embarque, salas VIPs, fatura do cartão e muitos outros benefícios.

A solução, conforme explicou ao Convergência Digital ,Javier Vazquez, head de VCA Latin America e Caribe da Visa, ajuda a melhorar a vida dos clientes, uma vez que acompanha o ciclo do viajante para entender os pontos de contato. “Usamos distintos tipos de ferramentas para analisar os processos que os clientes estão fazendo”, disse Vazquez.

O Modelo Global Visa Analytics identifica clientes com probabilidade de viajar e permite fazer comunicações com o viajante em sua jornada de ciclo de vida visando que a experiência do viajante seja fluida. Por meio de uma comunicação personalizada em parceria com os emissores, a VCA diz que consegue engajar os viajantes de forma mais estratégica, gerando valor e assertividade no uso do cartão e dos benefícios oferecidos pela Visa e pelos parceiros.

Javier Vazquez explicou que não se trata apenas de aprovação, mas também de mecanismos de segurança por meio de análise de informações na rede Visanet, na qual são criados modelos que identificam comportamentos similares. É aí que entra machine learning e tecnologias de geolocalização para gerar informações robustas e incrementar a assertividade. O que a VCA quer é entender o momento do cliente para que a experiência seja cada vez mais fluida. 


A solução é nova no Brasil, mas começou no México e já está em operação por muitos países da América Latina e Caribe. O piloto mostrou que soluções deste tipo contribuem para aumentar o uso dos cartões Visa nas viagens. A solução permite que o emissor tenha acesso a análises e informações detalhadas de comportamento dos seus clientes. Pode-se, por exemplo, prever tendências, identificar padrões e personalizar a experiência de cada viajante em tempo real, desde a fase de planejamento até depois do retorno para casa.

“Fazemos um monitoramento completo da jornada do viajante e vamos checando cada um dos momento e rastreando a experiência de todas as soluções”, disse Javier Vazquez. “Com essas soluções queremos diminuir a fricção dos clientes e assegurar a segurança no uso”, completou.

De acordo com a VCA, a Jornada do Viajante inicia antes mesmo da partida, quando algoritmos identificam potenciais viajantes. A partir daqui, são enviados conteúdos que estimulam o uso do cartão Visa durante todo o planejamento da viagem e realização da mesma, com base no histórico transacional do cliente.

Na chamada fase pré-viagem, que acontece após a compra de passagens, os algoritmos continuam personalizando ofertas, oferecendo aos consumidores descontos e condições especiais de empresas parceiras, como hotéis e locadoras de carros, por exemplo.

Dividida em quatro linhas de negócio — consultoria, data analytics, serviços gerencia e plataformas — a Visa Consulting & Analytics (VCA) está usando sua estrutura é responsável por atuar, com foco em tecnologia e inovação, desde a concepção da estratégia até a execução dos projetos para os clientes da Visa.

Em 2022, o Convergência Digital contou como a VCA foi criada com preceitos de inteligência, mas, principalmente, como forma para impulsionar o mercado de pagamento eletrônico, apoiando os clientes a venderem mais, conforme explicou Pettezzoni. 

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