Telecom

Novos modelos de Apple e Huawei ajudam vendas globais

O mercado global de smartphones sofreu uma ligeira queda de 1% no terceiro trimestre de 2023. Para a empresa de pesquisas Canalys, o resultado sinaliza uma desaceleração no declínio, uma vez que o mercado começou 2023 com queda de 11%.

A Samsung manteve a posição de liderança com uma participação de mercado de 20%, apesar de uma pequena queda em relação ao terceiro trimestre de 2022, enquanto a Apple se manteve em segundo lugar com uma participação de mercado de 17%.

A Xiaomi assumiu a terceira posição com uma participação de mercado de 14%, com as remessas de unidades se recuperando tanto anualmente quanto sequencialmente. OPPO (incluindo OnePlus) conquistou o quarto lugar com uma quota de mercado de 9%, devido à sua forte posição na Ásia-Pacífico. Transsion completou os cinco primeiros com uma participação de 9% e uma expansão notável ano após ano. Fora dos cinco primeiros, a Huawei fez um grande retorno ao seu mercado doméstico, impulsionada pela nova série Mate.

Segundo a Canalys, os novos lançamentos da Huawei e da Apple eletrizaram o mercado neste trimestre, superando as renovações de séries emblemáticas de muitos outros fornecedores. Nessa análise, a nova série Mate da Huawei, com o mais recente chipset Kirin, atraiu uma resposta entusiástica dos consumidores na China Continental. As operadoras estão correndo para estocar dispositivos Huawei para atender à crescente demanda. Enquanto isso, a Apple está reforçando sua nova série iPhone 15 com desempenho e recursos muito aprimorados para estimular continuamente a demanda.
Por outro lado, enquanto a Samsung está reduzindo a exposição no segmento de entrada para se concentrar na rentabilidade, a Xiaomi e a Transsion capitalizaram rapidamente a recuperação nos mercados emergentes com produtos competitivos e compromissos de canal. Estas vitórias a curto prazo podem transformar-se num sucesso mais sustentável a longo prazo se a Xiaomi e a Transsion jogarem bem as suas cartas.
“Os fornecedores devem permanecer cautelosos quanto à recuperação”, diz Toby Zhu, analista da Canalys. “As incertezas macroeconómicas e geopolíticas globais trouxeram fragilidade à recuperação nascente e às operações do canal. As previsões da Canalys sugerem uma desaceleração do crescimento do mercado de smartphones a médio e longo prazo. O monitoramento meticuloso do giro de estoque e da demanda final é fundamental para evitar turbulência causada por estoques elevados. Vemos os fornecedores reconstruindo estrategicamente os estoques de canais e componentes para se prepararem para o potencial ressurgimento da demanda e aumentos nos custos da cadeia de suprimentos. O atual aumento de pedidos de curto prazo, juntamente com a redução da capacidade de fornecimento, pode causar escassez de componentes, desafiando o planejamento e a produção.”
Empresa 3T 2023  3T 2022 
market share market share
Samsung  20% 22%
Apple 17% 18%
Xiaomi 14% 14%
OPPO 9% 10%
Transsion 9% 6%
Outros 32% 31%

Botão Voltar ao topo