Governo

Governo Lula reverte, oficialmente, a liquidação do CEITEC

Agora é oficial. O decreto 11.768, publicado nesta segunda-feira, 06 de novemmbro, reverte o processo de dissolução do Centro Nacional de Tecnologia Eletrônica Avançada S.A- CEITEC, única fábrica de semicondutores da América Latina.

Segundo o Decreto, a Procuradoria Geral da Fazenda Nacional vai adotar providências como:

Destituir o liquidante e fazer eleições dos membros do conselho de administração:

Destituir os membros do conselho fiscal que funcionou durante a liquidação, e eleição com novos membros para o período de dois anos:

Fixar a remuneração dos administradores, dos membros do conselho fiscal e do comitê de auditoria


Em fevereiro deste ano, Augusto Gadelha, ex-Sepin, foi eleito presidente e rorrogou por seis meses o prazo da liquidação da estatal do chip. Agora, ele – pelo decreto e como liquidante- está fora da CEITEC, mas ainda é incerto dizer que Gadelha não poderá voltar no novo Conselho.

A ‘nova’ CEITEC tem um problema grave pela frente. Os anos de desmonte da estatal deixaram marcas difíceis de recuperação.Ao participar de audiência na Câmara Federal, Augusto Gadelha, revelou que a fabricante de semicondutores tinha perdido mais de 95% do pessoal qualificado. “Os 70 projetistas de chips foram demitidos”, lamentou.

Especialistas asseguram que, hoje, o maior patrimônio do Ceitec está na sala limpa. Trazer a fábrica de volta em condições operacionais e atualizar a tecnologia original custará apenas uma pequena fração do investimento de uma fábrica nova, sustentou o consultor Fábio Pintchovski.

Botão Voltar ao topo