MV Sistemas é a primeira empresa do Brasil a usar o banco de dados na nuvem da Huawei
Mulitnacional brasileira de saúde adotou o GuassDB por perfomance e por ser open source.
Pioneira na adoção da solução GaussDB, de banco de dados inteligente da Huawei, a multinacional brasileira especializada em software para saúde MV Sistemas destaca um ganho de seis vezes na performance e, especialmente, a importância crucial da interoperabilidade e dados para o setor de saúde de forma geral.
“Saúde digital é um grande desafio. Ter os dados de forma unificada, centralizada, ainda tem muita discussão. A forma de buscar esses dados e integrar, por mais que sejam dados do paciente e estejamos de acordo com a LGPD para uso desses dados, ainda é muito difícil fazer isso valer”, afirma o CIO da MV, Andrey Abreu, à CDTV, do portal Convergência Digital, durante o Huawei Summit Cloud, realizado nesta quinta-feira, 22/11, em São Paulo.
Segundo ele, a combinação da nuvem com ferramentas de inteligência artificial resultam na redução de custos e em poderoso auxílio para os diagnósticos. “Inteligência artificial não é algo novo, mas que vem sendo muito explorado no ultimo ano e traz uma série de possibilidades, desde o auxílio em diagnósticos mais precisos até a redução de tarefas burocráticas – mais de 60% do tempo do médico está em tarefas burocráticas. Só aí significa sobrar mais tempo para que ele cuide da saúde do paciente.”
Mas se as soluções tecnológicas ajudam, ainda há espaço para avanços no próprio conceito de compartilhamento de informações. “A gente precisa de políticas mais claras em relação ao compartilhamento de dados. Só assim vamos reduzir custdos e eu acredito que a IA pode ser o meio para termos essa interoperailidade tão desejada e ainda pouco alcançada”, adverte o diretor de tecnologia da MV. Assistam a entrevista com o CTO da MV Sistemas, Andrey Abreu.