Infracommerce troca sete provedores de nuvem pela Huawei Cloud
Gigante de comércio eletrônico, com 18 milhões de pedidos de clientes por ano, diz que simplificar a TI é mandatório.
Desde a sua fundação, em 2012, a Infracommerce cresceu até se tornar um dos maiores players de e-commerce da América Latina. Entre os marcos dessa trajetória estão a aquisição da Pier 8, em 2020, e a abertura de capital na B3 em 2021. Esse processo levou a um ambiente heterogêneo e a empresa se viu diante da necessidade de consolidar provedores.
“Chegou um momento que tínhamos sete provedores de cloud e após diversas conversas com o time da Huawei tomamos a decisão de escolher a empresa como parceira e consolidar o ambiente resultante de todos os M&As que fizemos”, apontou Luiz Andrade, CTO da Infracommerce, ao palestrar no evento Huawei Cloud Summit Brasil 2023, realizado em São Paulo.
Atualmente, a Infracommerce soma 4 mil funcionários em toda América Latina, tem 18 milhões de pedidos de clientes por ano, 15 centros de distribuição e 19 dark stores. “Fazemos todo o processo para o nosso cliente”, explicou o CTO, ao mostrar o tamanho da operação da companhia. Simplificar a arquitetura de TI é o objetivo. Isso porque são ambientes distintos de cloud, o on premise, centenas de servidores, dezenas de redes diferentes dos provedores, centena de banco de dados diferentes e teras de dados no data lake.
O desafio diante de tamanha complexidade é cuidar do ambiente com backup, segurança e manter uma equipe profissional de excelência. O próximo passo é a migração dos workloads atuais para Huawei Cloud. Outro grande desafio é a parte de DevSecOps, sigla em inglês para desenvolvimento, segurança e operações.
Para isso, a Infracommerce está apostando no CodeArts que une todas as ferramentas em um só produto, o que vai facilitar o processo, já que a companhia tem centenas de desenvolvedores em squads. A empresa especializada em soluções de e-commerce que oferece serviços de ponta a ponta para o sucesso do seu negócio online está em processo de trabalho com CodeArts e adoção visa a melhorar os controles.