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Com IA em alta, equipes de TI terão de mergulhar na integração e governança de dados

2024 será positivo para a indústria de TI na América Latina, muito em função da Inteligência Artificial, projeta a International Data Corporation (IDC). A consultoria estima que haverá um crescimento de 5% no mercado de TI como um todo na região em 2024, com as plataformas de Inteligência Artificial (IA) liderando essa expansão a uma taxa de crescimento de 38%. No recorte Brasil, a expectativa da IDC para o crescimento da indústria de TI é de 12%, acima, inclusive, de mercados mais maduros, como os Estados Unidos (9%).

“Nossas projeções, mesmo com mercados mais maduros crescendo menos, indicam um ano positivo para a indústria em 2024, estimulado pelo aumento dos investimentos em IA generativa e pela disposição das companhias em buscar aumento de produtividade e criação de novos produtos e soluções”, analisa Alejandro Floreán, VP de Consulting & Strategy da IDC Latin America.

A IDC prevê que as 5 mil principais empresas da América Latina vão alocar 25% dos seus gastos principais de TI em IA generativa até 2027. A consultoria adverte que, mais do que nunca, as equipes de TI precisão ter foco maior no gerenciamento dos dados, especialmente nas atividades relacionadas à integração de dados, qualidade e governança.

As empresas vão demandar desenvolvimento de habilidades relacionadas a IA e aprendizado de máquina, o que pode levar a uma escassez aguda de profissionais qualificados e um consequente gargalo para expandir iniciativas de IA. Também será necessário reforçar a segurança na medida em que os modelos de IA se tornarem mais complexos, já que as ameaças também vão aumentar seu grau de sofisticação.

A IDC também projeta que 40% das 5 mil maiores empresas da América Latina vão aumentar as experiências onipresentes (múltiplos canais) e usarão a IA generativa para permitir que os clientes criem suas próprias jornadas de experiência nos próximos dois anos. “Reforço que será necessário investir em treinamento, para garantir que tanto a TI quanto as equipes de marketing estejam bem familiarizadas com capacidades e o potencial da IA generativa”, disse Alejandro Floreán, em sua fala final. “Também será preciso priorizar a privacidade dos clientes e estimular uma cultura de colaboração entre departamentos”, acrescentou o executivo.


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