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Internet

TIM valoriza Internet das Coisas e cria unidade própria de negócios

A TIM criou uma unidade de negócios para Internet das Coisas. Trata-se da TIM IoT Solutions. O objetivo é ser a principal habilitadora de novos negócios com o uso da internet das coisas, com foco no Agronegócio, Utilities, Logística e Indústria 4.0, de acordo a meta traçada pela companhia que estabeleceu o IoT como um dos seus pilares estratégicos no ano passado.

A operadora trabalha com a previsão de aumento de receitas de IoT no Brasil, que será quatro vezes maior em cinco anos, considerando o período de 2022 a 2027. Por isso, a TIM IoT Solutions, frente que reúne o portfólio de IoT da companhia, é dedicada a digitalização de processos, automação operacional e eficiência produtiva dos seus clientes corporativos.

“A conectividade é fundamental para habilitar o IoT. E, com TIM IoT Solutions, unimos a expertise adquirida nas parcerias com empresas líderes nos seus segmentos com a nossa infraestrutura, que é a maior do país. Em um movimento inédito no mercado, a TIM entra num novo patamar ao habilitar a transformação digital de ponta a ponta nos nossos clientes, indo além da conectividade. Assim como fizemos no Agronegócio, queremos ser protagonistas nos segmentos de Utilities, Logística e Indústria 4.0”, anuncia o VP de Receitas, Fabio Avellar.

Os resultados comprovam que a TIM vem impulsionando a produtividade em setores essenciais da indústria brasileira: os contratos já somam mais de R$ 300 milhões em receitas nos últimos 18 meses. E, em linha com o pilar ESG da companhia, pode-se observar impactos sociais importantes, como a inclusão digital de mais de 1,3 milhão de pessoas no campo e outras milhares em comunidades, escolas públicas e unidades de saúde, que ficam próximas às áreas cobertas.

TIM em números em IoT


A TIM chegou à marca de 16 milhões de hectares cobertos com sua rede móveis. Entre os clientes, tem os 30 principais grupos do agronegócio brasileiro, incluindo São Martinho, BP Bunge, Citrosuco, Amaggi, Adecoagro. A TIM também é cofundadora da iniciativa ConectarAGRO, junto a outras grandes empresas, referências no seu campo de atuação. É a única operadora do grupo.

Por meio de parcerias com as concessionárias CCR RioSP, EcoRodovias, EPR e Grupo Way Brasil, a TIM também leva conectividade a estradas. A operadora cobre hoje mais 4,5 mil km de rodovias concessionadas.

Em Utilities, a companhia tem 150 mil pontos de iluminação pública instalados por todo o país, impulsionando as “Cidades Inteligentes”. Em 2022, a empresa desenvolveu a solução TIM Smart Lighting para a telegestão da iluminação pública em municípios brasileiros. Entre os clientes de Iluminação Pública, via Parcerias Público-Privadas, estão Engie e IPSul, nas cidades de Porto Alegre, Curitiba, Santa Luzia, Uberaba, entre outras.

A operadora também está por trás dos projetos de rede privativa 5G da Brasil Terminal Portuário (BTP), em logística, e da Stellantis, planta industrial de veículos. Também fornece conectividade em mineradoras, como Anglo American.

“Para que se tenha uma ideia, no Agronegócio, o total de área de cultivo e pecuária no país é de 350 milhões de hectares. No setor de Logística, 55 mil quilômetros de rodovias serão leiloadas para conectividade obrigatória em um total de 1,7 milhão de km de estradas. Em Utilities, há uma previsão de mais de 15 milhões de postes de iluminação em PPPs até 2026”, ressalta Avellar.

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