Telecom

Accor investe R$ 3 milhões em Wifi6 em hotéis no Rio e São Paulo

Dois hotéis que pertencem à AccorInvest, o ramo imobiliário do Grupo Accor, adotaram redes da Cisco Meraki. O Pullman Vila Olímpia, em São Paulo, conta com Wi-Fi 6 e Fairmont Rio de Janeiro Copacabana, a Wi-Fi 6E. O objetivo foi prover aos hóspedes, uma melhor experiência de acesso à internet em altíssima velocidade. 

O projeto faz parte de um investimento global de 10 milhões de euros da Accorinvest para melhorar a conectividade em toda sua rede de hotéis, que soma 753 hotéis em 25 países e cerca de 26 mil funcionários. No Brasil, foram investidos cerca de R$ 3 milhões. No mundo todo já são mais de 60 hotéis da rede que usam as soluções Cisco Meraki

O caso foi apresentado durante o Cisco Engage, realizado em São Paulo, nesta quinta, 18/4, quando a companhia também comemorou seus 30 anos no Brasil. Falando com a imprensa, Alberto Carlos Tarsitano, vice-presidente de tecnologia na AccorInvest Latam, explicou que o principal desafio era com a qualidade do sinal e a velocidade de navegação, uma demanda que cresceu muito nos últimos anos. “Sem wi-fi bom, o hóspede não volta”, disse, acrescentando que contar com uma rede de internet sem fio está entre os principais quesitos que os hóspedes levam em consideração.  

No Pullman Vila Olímpia, foram instaladas 95 antenas e no Fairmont, 430 antenas — a diferença se deve pela densidade das paredes maiores, o que obrigou a instalação de antenas dentro dos quartos e não apenas no corredor. “Não existe sombra dentro do hotel”, ressaltou o VP. Segundo ele, agora o sinal é de ótima qualidade em 100% do hotel, inclusive, nas áreas de staffs. 

No futuro, a ideia é oferecer novas soluções, com a integração de outros dispositivos conectados para ampliar as opções de entretenimento e hospitalidade. “Também temos a possibilidade do Chromecast que os hóspedes querem, porque não precisa logar a conta dele na TV do hotel”, adiantou Tarsitano. 


No hotel Pullman Vila Olímpia, em São Paulo, foram instalados Access Points Meraki Wi-Fi 6 e switches da Cisco e no Fairmont Rio de Janeiro Copacabana foram implementados Access Points Meraki Wi-Fi 6E e access points outdoor Wi-Fi 6.

Mapa de calor — Em conversa com a imprensa, Eduardo Frade, diretor da Cisco Brasil, ressaltou que, apesar das redes 5G, as organizações seguem fazendo investimentos em Wi-Fi, até por benefícios como controle e segurança de acesso e saber onde está o maior fluxo de pessoas. “O mapa de calor de localização mostra onde as pessoas se concentram mais e em quais horários. Assim, se pode fazer ajuste de pessoal para atender ao maior movimento. Tem uma série de fontes de dados que você traz para a tomada de decisão”, assinalou Frade.

Botão Voltar ao topo