Inovação

SAS aposta em IA leve otimizada para verticais específicas

O SAS anunciou durante o SAS Innovate, que acontece esta semana em Las Vegas, nos EUA, o lançamento de modelos de IA leves e específicos para diferentes indústrias, com licenças individuais, que contribuem para enfrentar desafios como detecção e prevenção de fraudes, otimização da cadeia de suprimentos, gestão de entidades, conversão de documentos, integridade de pagamentos na área de saúde, entre outros. 

Segundo a empresa, a ideia é preparar organizações com tecnologia de IA fáceis de implementar para produzir casos de uso no mundo real com maior eficiência. 

“O SAS está desenvolvendo seu portfólio para atender às necessidades crescentes dos usuários e conquistar participação de mercado com novas ofertas inovadoras”, diz Chandana Gopal, diretor de Pesquisa, Futuro da Inteligência, do IDC. “Uma área madura para o SAS é a produção de modelos construídos sobre os principais ativos, talentos e propriedade intelectual do SAS graças à sua vasta experiência de trabalho com clientes para resolver problemas da indústria.”

Com a nova oferta, as organizações contam com a possibilidade de implementar os modelos prontamente – que são diferentes dos grandes modelos de linguagem fundacionais – em todo o ambiente para enfrentar os desafios específicos da indústria na detecção e prevenção de fraudes, otimização da cadeia de suprimentos, gestão de entidades, conversão de documentos, integridade de pagamentos na área de saúde e muito mais.

O SAS promete que os sistemas serão de rápida integração, o que permite que organizações coloquem em ação tecnologia de IA e acelerem a concretização de benefícios. A empresa lembra que a formação de uma equipe de cientistas de dados nunca foi tão desafiadora com a falta de especialistas em IA. Daí o desenvolvimento de modelos fáceis de usar, otimizados para o ambiente corporativo.


A entrega de modelos setoriais como um pacote de ofertas é um dos frutos do compromisso do SAS com o investimento de US$ 1 bilhão em soluções industriais baseadas em IA, anunciado em maio de 2023. 

“Os modelos são o complemento perfeito para nossas soluções existentes e ofertas da plataforma SAS Viya, e atendem às diversas necessidades de negócios em vários públicos, garantindo que a inovação chegue a todos os cantos do nosso ecossistema”, diz Udo Sglavo, vice-presidente de IA e Analytics do SAS. “Ao personalizar nossa abordagem para entender as necessidades específicas de cada setor, potencializamos a prosperidade das empresas em ambientes distintos.”

“Se o usuário está iniciando a jornada com a IA ou buscando acelerar a expansão por toda a organização, oferecemos profundidade e amplitude inigualáveis para lidar com as necessidades específicas de cada negócio”, diz Sglavo.

Botão Voltar ao topo