O Convergência Digital estará em recesso entre os dias 23/12/2024 e 13/01/2025. A cobertura jornalística diária nesse período funcionará em regime de plantão. A equipe do portal deseja a todos os seus leitores e parceiros um ótimo Natal e um feliz 2025!

Mercado

Na era de menos, Inteligência Artificial chega para salvar os chefes de Marketing

Os orçamentos médios de marketing caíram para 7,7% da receita geral de uma empresa, abaixo dos 9,1% em 2023, de acordo com a pesquisa anual Gartner 2024 CMO Spend Survey, feita com 395 CMOs e líderes de marketing, entre fevereiro e março deste ano.

“Os CMOs estão vivendo em uma ‘era de menos’”, disse Ewan McIntyre, vice-presidente analista e chefe de pesquisa da Gartner Marketing Practice. “Nos quatro anos anteriores à pandemia, os orçamentos médios de marketing representaram 11% da receita total. Nos quatro anos seguintes, caíram para anêmicos 8,2%”, destacou o executivo.

Mas apesar dos desafios financeiros, a maioria dos CMOs acredita que a Inteligência Artificial pode salvar o dia. “Sessenta e quatro por cento dos CMOs dizem que não têm orçamento para executar a sua estratégia para 2024, mas a inteligência artificial generativa oferece a oportunidade de aumentar o impacto da função de marketing muito além das suas restrições orçamentais”, observa Ewan McIntyre.

De acordo com o Gartner, os orçamentos estão mais apertados e as aspirações de crescimento mais elevadas. Segundo o VP do Gartner, a redução no investimento não sinaliza uma diminuição do apetite pela tecnologia, mas reflete a queda da influência à medida que outros líderes empresariais, como as de TI, assumem mais controle”.

O digital domina uma parcela crescente dos gastos com mídia paga, representando 57,1% dos orçamentos em 2024, contra 54,9% em 2023. Os principais canais incluem pesquisa (13,6%), publicidade social (12,2%) e publicidade digital (10,7%). Entre os canais offline, marketing de eventos (17,1%), patrocínio (16,4%) e TV (16%) foram os principais canais para investimento.


A IA emerge como uma ferramenta para salvar o dia. “Orçamentos reduzidos só serão um problema se os líderes de marketing trabalharem com as mesmas ferramentas de antes – esse não é o caso agora que os CMOs têm IA”, disse McIntyre. “A GenAI está proporcionando maior produtividade, apesar dos recursos limitados”, completa o VP do Gartner.

Botão Voltar ao topo