Mercado

Pandemia provou que faltava e falta acesso a Internet nas escolas

Com cada vez mais ferramentas digitais voltadas às atividades pedagógicas, as escolas reconhecem que foi preciso uma transformação acelerada para garantir condições de conectividade no ambiente de ensino. Foi, como destacou a secretária de Educação do DF, Helvia Paranaguá Fraga, um choque de realidade. 

“A pandemia chegou e com ela todos fomos pegos de surpresa, porque achávamos que estávamos avançando com a tecnologia em ambiente escolar. E descobrimos que não”, revelou a secretária ao abrir nesta terça, 11/6, o Workshop Cultura Digital, promovido pela Network Eventos. 

“Ao invés de termos momentos de aulas síncronas, mediadas por tecnologia, precisamos levar material escolar à casa do aluno porque não tínhamos essa conectividade integrada ao ambiente escolar e aos professores”, emendou a gestora. 

O aprendizado, destacou, é de que os recursos tecnológicos devem fazer parte do contexto educacional e, especialmente, ser uma ferramenta para ajudar o professor. “Todos tiveram que correr, por isso vale discutir tecnologia no ambiente escolar. Mas também não podemos dissociar que a tecnologia é uma ferramenta importante, mas não substituiu o professor. É importante comandar uma aula interessante, moderna, criativa, com tecnologia digital, mas de forma que os alunos possam trocar experiências e desenvolver questões sócioemocionais com os colegas.”


Botão Voltar ao topo