Telecom

Teles saem na frente e buscam padrão global para Inteligência Artificial

GSMA lista adesão de 19 empresas, Telefónica e TIM entre elas

A GSMA, entidade internacional que representa operadoras de telecom, divulgou nesta terça, 17/9, o Roteiro de Maturidade de IA Responsável, com o objetivo expresso de fornecer às empresas do setor ferramentas e orientações para testar e avaliar o uso responsável da tecnologia.

“Reconhecendo que a oportunidade global derivada do uso expandido da IA ​​no setor de telecomunicações é estimada pela McKinsey em até US$ 680 bilhões nos próximos 15 a 20 anos, a GSMA está unindo a indústria no uso da tecnologia de forma ética e responsável – é a primeira vez que um setor inteiro se compromete com uma abordagem comum à IA”, diz a GSMA.

Segundo a entidade, 19 operadoras já aderiram, inclusive os grupos Telefónica e TIM, que atuam no Brasil. Além delas, a GSMA lista Axiata, BT Group, Deutsche Telekom, Du UEA, E&, Globe, KPN, MTN, Orange, Singtel, stc, Telenor, Telia, Telstra, Turkcell, True, e Vodafone.

As operadoras trabalharam com a consultoria McKinsey para desenvolver o roteiro, que a GSMA afirmou que atuará como uma força unificadora para a indústria em termos de uso da IA ​​“de forma ética e responsável”.

“A IA responsável é a maneira certa de explorar e desbloquear as muitas oportunidades que a tecnologia apresenta e a indústria de telecomunicações tem orgulho de liderar o caminho como o primeiro setor a se comprometer com essa abordagem”, completa o diretor geral da GSMA, Mats Granryd.


Botão Voltar ao topo