Amos Genish deixa comando da V.tal. Marcio Fabbris assume a operação vinda da Oi
A V.tal, empresa de rede neutra, mudou a sua estrutura executiva após a apresentação da proposta de compra da UPI ClientCo (clientes de fibra óptica da Oi) e a separação da unidade de data centers. Amos Genish, que esteve à frente da V.tal desde a sua concepção e estruturação dos negócios, mantém a posição de presidente do Conselho de Administração e Felipe Campos, executivo com mais de 25 anos de experiência no setor de telecomunicações, assume a presidência da empresa. O executivo Marcio Fabbris, que veio da Vivo, está dando suporte à V.tal no processo de apresentação de oferta para a aquisição da UPI ClientCo e deverá liderar as suas operações caso a compra seja concretizada. Pedro Henrique Fragoso assume a liderança da unidade de negócios de data centers.
Amos Genish, à frente da V.tal, desenvolveu e impulsionou o modelo de rede neutra fim a fim no Brasil e entregou resultados financeiros sólidos durante a sua gestão. A V.tal alcançou no período de janeiro a junho de 2024 um crescimento da receita em 32%, alcançando R$ 3,6 bilhões e um EBITDA de R$ 2,5 bilhões com uma margem EBITDA de 67%. O lucro também registrou crescimento de 209% em comparação ao mesmo período do ano passado, atingindo R$ 610 milhões.
“A V.tal segue agora um novo ciclo que poderá dar origem a três empresas independentes, com management distintos, que vão fortalecer ainda mais a nossa atuação no mercado de Rede Neutra e Atacado, nos ajudar a ter um olhar mais estratégico para Data Centers e a construir a nova empresa de clientes de fibra a partir da aquisição da UPI ClientCo da Oi após a sua concretização. Essa reestruturação nos permitirá uma base sólida para um crescimento ainda maior em cada um desses mercados. Reforço o compromisso da V.tal com a neutralidade da operação, pilar que norteia a nossa atuação desde o lançamento do modelo de rede neutra”, pontua Genish, presidente do Conselho de Administração da V.tal.
Felipe Campos, que atua hoje como vice-presidente de Negócios da V.tal, passa a ser o novo CEO da companhia e responsável pela estratégia de crescimento nos pilares de negócios: Rede Neutra FTTH (Fiber To The Home) e Atacado. “Vamos seguir ampliando o nosso portfólio de soluções de infraestrutura digital para os clientes e expandir a nossa rede para o desenvolvimento de ecossistemas de conectividade em outras regiões do Brasil e dos demais 6 países onde atuamos. Temos uma infraestrutura que é inigualável em sua capilaridade e qualidade e acionistas sólidos com capacidade de investimento para fazer frente às demandas digitais atuais e futuras”, revela Campos.
Sob a liderança de Pedro Henrique Fragoso, a nova unidade de data centers terá equipe dedicada e experiente e governança própria para dar maior foco no negócio com visão de longo prazo. “A V.tal já atua no setor de data centers e tem como diferencial competitivo a oferta integrada de serviços de colocation e conectividade nacional e internacional. Com um olhar dedicado e estratégico aos negócios de Data Centers, conseguiremos usufruir dessa sinergia com outros produtos e ao mesmo tempo dar mais tração no negócio”.
Compra da UPI ClientCo Oi
A V.tal apresentou proposta para a aquisição da UPI ClientCo na segunda rodada do leilão realizado pela Oi, em 25 de setembro, e decidiu pela contratação do executivo Marcio Fabbris para conduzir esse processo de aquisição da UPI ClientCo. Caso a compra pela V.tal seja concretizada, a UPI ClientCo vai atuar com uma estrutura apartada da V.tal, com administração e governança independentes, reforçando o compromisso da V.tal com a neutralidade da operação de rede neutra.
A compra da UPI ClientCo ainda depende da aprovação da oferta pelos credores, homologação pelo juízo da Recuperação Judicial e autorização da Anatel e do CADE (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) conforme definido no Plano de Recuperação Judicial da Oi. Com a conclusão do negócio e as devidas autorizações regulatórias, o executivo Marcio Fabbris deverá assumir como CEO da futura nova empresa de clientes de fibra. Fabbris possui mais de 20 anos de experiência em estratégias de mercado e posicionamento de marca e foi vice-presidente de uma das maiores empresas de telecomunicações do país.