A Caixa fez nesta segunda-feira, 7/10, a transferência de R$ 28,6 milhões em multas pagas pelo X para o Banco do Brasil. Com o depósito, o próximo passo é o parecer da Procuradoria-Geral da República (PGR) sobre o retorno do funcionamento da rede X no Brasil.
Interlocutores próximos ao procurador-geral, Paulo Gonet, informaram que o tema será prioridade. Portanto, a manifestação não deve demorar para chegar nas mãos do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).
Na sexta-feira (4), Moraes informou que o X havia feito o depósito do dinheiro em uma conta errada e determinou à Caixa que fizesse a transferência para o Banco do Brasil. A decisão ainda previa que após a transferência, a secretaria Judiciária do Supremo deveria certificar o cumprimento integral do pagamento das multas e o efetivo depósito, para, então, a PGR se manifestar.
No dia 30 de agosto, Gonet se manifestou a favor da suspensão da plataforma no Brasil, conforme determinou o ministro Alexandre de Moraes. Para ele, o X havia descumprido as ordens judiciais e, portanto, o bloqueio foi uma medida necessária.