A gestão do governo da Paraíba é baseada em dados e tem o comando direto do próprio governador do estado, João Azevedo, a partir de informações atualizadas em dashbords com resultados econômicos e sociais reunidos nas diferentes secretarias. “A TI é crucial”, afirma o secretário da Fazenda da Paraíba, Gilmar Martins.
À CDTV, do Convergência Digital, durante o Tech Gov Fórum PB 2024, organizado pela Network Eventos, e realizado nos dias 12 e 13 de novembro, em João Pessoa, Martins foi taxativo: Os dados da Paraíba têm de ficar na Paraíba porque são estratégicos e ativos de negócio. Ele vai além ao dizer que os dados têm de ficar com a empresa de TI do Estado, no caso a Companhia de Processamento de Dados, a Codata. “Um bom governo não se faz sem TI”, pontua.
Indagado sobre o impacto da Inteligência Artificial na gestão pública, Gilmar Martins disse que a IA é mais uma ferramenta, um recurso, não sendo um fim por si só. Mas vai fazer a diferença. “Nós estamos fazendo um sistema integrado de planejamento e gestão de resultados e com a IA vamos ter mais condições de avaliar as bases de dados para nos posicionar em relação a outros estados do país e do próprio Nordeste”. Assista a entrevista com o Secretário da Fazenda da Paraíba, Gilmar Martins.