GovernoMercado

Abinee: “Não somos inimigos da Zona Franca. Queremos investimentos no Brasil”

Nosso posicionamento é técnico, do senador Eduardo Braga é político, rebateu o presidente da entidade, Humberto Barbato.

“Não somos inimigos da Zona Franca. Nossa posição é técnica. A do senador Eduardo Braga é política”, assim o presidente da Abinee, Humberto Barbato, rebateu a acusação do senador Eduardo Braga, feita durante a votação do texto da Reforma tributária na Comissão de Constituição e Justiça do Senado.

De acordo com Barbato, que nesta quinta-feira, 12/12, concedeu uma entrevista coletiva à imprensa para falar dos resultados do setor eletroeletrônico, “a entidade tem associados na Zona Franca, mas prega o equilíbrio para garantir investimentos ao Brasil”. Barbato diz que o texto inicial da Reforma Tributária – vindo da Câmara dos Deputados – já dava uma gordura para a Zona Franca continuar competitiva no mercado.

“Mas agora a Zona Franca está com uma vantagem significativa. O problema não é a indústria migrar para Manaus. Mas não migrar para Manaus porque o investimento não dará retorno desejado e perdermos unidades fabris”, disparou Barbato. Toda a disputa acontece em torno do ICMS, hoje, equivalente em 12%. Com a reforma tributária proposta por Braga, a Zona Franca passa a ter 18% de beneficio.

O pleito da Abinee foi defendido pelo Senador Sérgio Moro (União-PR), mas foi derrotado na CCJ do Senado por por 19 a 4. Agora o projeto vai ao plenário do Congresso Nacional.


Botão Voltar ao topo