O TikTok permaneceu indisponível nas lojas de aplicativos da Apple e do Google nos EUA nesta terça-feira, 21, um dia após o presidente Donald Trump assinar uma ordem executiva adiando a aplicação de uma proibição do popular aplicativo de vídeos curtos de propriedade chinesa em 75 dias.
Trump disse que o melhor a acontecer é uma empresa dos EUA ficar dona de 50% da rede social.
Embora o TikTok tenha retomado o serviço após as garantias de Trump de que a empresa e seus parceiros não enfrentariam multas pesadas para manter o aplicativo funcionando, na prática, o aplicativo não ficou disponível nas lojas de aplicativos.
Analistas especulam o não retorno às lojas de aplicativos como medida de proteção do Google e da Apple, que estariam aguardando proteções adicionais antes de contornar a proibição que pune as empresas por hospedar ou distribuir o aplicativo.
A App Store da Apple reporta: “O TikTok e outros aplicativos da ByteDance não estão disponíveis no país ou região em que você está”, enquanto o Google Play também diz: “Os downloads deste aplicativo estão pausados devido aos atuais requisitos legais dos EUA”. Google, Apple e TikTok não responderam à reportagem da Reuters.