O Grupo Casas Bahia vai modernizar o seu marketplace online com a IA generativa do Google Cloud. O desafio enfrentado pela Casas Bahia era significativo: gerenciar o cadastro de cerca de 300 mil novos produtos por dia, garantindo a qualidade e consistência das informações. Antes do uso da IA generativa, inconsistências nas descrições e classificações dificultavam a experiência do consumidor, comprometendo tanto a busca por produtos quanto a decisão de compra.
Com a implementação da IA generativa do Google Cloud, 95% de todos os produtos cadastrados na plataforma são corretamente classificados em categorias apropriadas e têm atributos detalhados preenchidos automaticamente, eliminando problemas anteriores em que itens, como uma geladeira, acabavam registrados em categorias genéricas ou equivocadas.
No caso dos atributos, produtos que antes não tinham características relevantes para auxiliar o cliente em sua escolha ou facilitar na exploração do catálogo, passaram a ser gerados por IA Generativa. Produtos que estavam sem dimensão, capacidade, resolução de tela, entre outros passaram a ter.
O sucesso desse enriquecimento já está em 90%. Isso beneficiará não apenas a escolha do consumidor como também a performance de outros modelos preditivos já presentes na plataforma de venda como os modelos de busca, recomendação, escolha do produto similares, entre outros.
Além disso, 50% de todos os cadastros já não dependem mais de revisões manuais para atender atributos obrigatórios exigidos por órgãos reguladores. Anteriormente, a equipe precisava intervir manualmente para tratar casos críticos de maneira pontual. Com a evolução dos testes e a implementação progressiva, a expectativa é atingir quase 100% de automação para todos os produtos cadastrados.
“Todos os dias, no Grupo Casas Bahia, buscamos criar soluções que ampliem a produtividade e a eficiência do grupo, permitindo que nossos clientes sejam atendidos cada vez melhor. A parceria com o Google Cloud tem gerado resultados consistentes, impulsionada pelo uso intensivo de tecnologias de IA preditiva e generativa, que desempenham um papel fundamental em fortalecer essa missão”, destaca Filipe Jaske, Diretor Executivo de Tecnologia do Grupo Casas Bahia.
O projeto também teve impacto significativo para os colaboradores da Casas Bahia. Ao automatizar tarefas repetitivas e consumir menos recursos humanos para a gestão do catálogo, a empresa conseguiu direcionar suas equipes para atividades mais estratégicas.
“O uso da IA generativa não apenas irá criar um ambiente mais eficiente e preparado para o futuro do marketplace como também para quem vende na plataforma, resultando em uma melhora na experiência para o consumidor,” explica Silvia Somazz, Head de Varejo no Google Cloud.