Conflito dos postes: Aneel e Anatel costuram consenso para reunião do dia 20 de maio
Relator na Aneel, Ricardo Tili, diz que trabalha para ter o seu relatório aprovado na sua última reunião na agência de energia. Presidente da Anatel, Carlos Baigorri, diz que 'nunca se esteve tão perto do capítulo final para a bagunça que está o uso dos postes no país".
A reunião da diretoria e do colegiado da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) agendada para o dia 20 de maio pode ser decisiva para o conflito do uso de postes no Brasil. Ao participar da UTCAL Summit 2025, que acontece no Rio de Janeiro, nesta quarta-feira, 9/4, o diretor e relator do processo, Ricardo Tili, assegurou que vai apresentar uma proposta para costurar e votar, enfim, um acerto sobre o uso dos postes.
“Sei que essa questão de postes está em conflito há muito tempo, mas estou conversando com a Anatel, estou em reuniões com o Baigorri (Carlos Baigorri, presidente da Anatel) para se buscar um acordo para regulamentar o acesso ao poste e quem terá direito ao poste. A resolução da Anatel não fez sentido para a Aneel, mas temos de buscar uma saída. Do jeito que está não pode mais”, diz Tili.
A questão do preço do custo de uso do poste ficará para mais à frente, como já tinha acontecido da última vez. E um dos pontos à mesa é a situação da posteira, que não foi bem-recebida pelas distribuidoras de energia. Presente ao evento, o presidente da Anatel, Carlos Baigorri, em entrevista à CDTV, confirmou que um acerto nunca esteve tão próximo.
“Nós estamos negociando para resolver a questão da ocupação desorganizada, irregular e à revelia dos postes pelas empresas de telecom. Não que seja só culpa delas pela bagunça. Todo mundo tem responsabilidade, mas temos de encontrar um acordo. A questão do preço ficou para depois”, pontuou Baigorri. Assista a entrevista com o presidente da Anatel, Carlos Baigorri.