GovernoInternetTelecom

Norte Conectado: RNP quer entregar nove infovias até o fim de 2026

As infovias totalizam 12 mil quilômetros de extensão em um investimento que, no lançamento, era estimado em R$ 1,4 bilhão. O governo estima que 10 milhões de pessoas sejam beneficiadas nos 59 municípios atendidos.

Todas as nove infovias do programa Norte Conectado estão programadas para ficarem prontas até o fim de 2026, apontou Eduardo Grizendi, diretor de operações da RNP, ao participar de painel no Abrint Global Congress – AGC 2025, que acontece em São Paulo.

A Infovia 03 Belém-Macapá está pronta e 15 empresas, sendo 12 provedores de internet e três operadoras estão no consórcio para operá-la. “O limite era de 12 empresas, mas levamos ao comitê e decidimos deixar as 15. Desde quarta passada (30/4), a infovia 03 tem 15 consorciados”, disse Grizendi.

O executivo disse que da lista de 12 provedores, dez deles já fazem uso da 00 e 01. “É proposital e fez parte do critério de seleção, porque tem pontuação se ele já estivesse”, explicou. “Até 2026 todas estarão prontas. A 04 e a 07 já estão prontas, a 02 já está finalizando. Daí faltam outras três, que vão se estender para 2026”, completou.

A parceria com os provedores de internet é estratégica para a RNP. Grizendi ressaltou que a rede conecta cerca de 1.800 campi de universidades e institutos de pesquisa, sendo que dois terços deles são em parceria com provedores de internet e o outro um terço é conectado por infraestrutura própria que, por sua vez, foi desenvolvida e implantada pela RNP também em parceria com IPSs.

“Nós compartilhamos nossa infraestrutura ótica com provedores de internet e recebemos missão de apoiar PAIS, o programa que conecta a Amazônia com nove infovias”, assinalou o diretor da RNP. O Programa Amazônia Integrada Sustentável (PAIS) instituiu o Norte Conectado, cuja finalidade é expandir a infraestrutura de comunicações na Região Amazônica, por meio da implantação de cabos de fibra óptica subfluvial.


Ele é parte de um dos investimentos previstos pelo Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). As infovias totalizam 12 mil quilômetros de extensão em um investimento que, no lançamento, era estimado em R$ 1,4 bilhão. Com isso, o governo federal estima que 10 milhões de pessoas sejam beneficiadas nos 59 municípios atendidos.

O modelo aprovado pelo comitê gestor colocou a RNP com o papel de apoiar o Ministério das Comunicações no acompanhamento e monitoramento da execução do PAIS, na definição dos parâmetros e instrumentos para o uso e o compartilhamento da infraestrutura implantada; e na recomendação de padrões e procedimentos técnicos e operacionais para as redes implantadas.

Botão Voltar ao topo