GovernoMercadoTelecom

Governo Trump notifica países que usar chip de IA da Huawei é violação grave

Medida é a mais restritiva já imposta a uma empresa de tecnologia e é mais um capitulo na guerra entre os EUA e a China.

O governo dos EUA está restringindo o uso de chips de inteligência artificial da Huawei em qualquer lugar do mundo, uma repressão sem precedentes à gigante chinesa de tecnologia, apesar da recente redução da guerra tarifária entre Washington e Pequim.

O Departamento de Indústria e Segurança (BIS, na sigla em inglês), parte do Departamento de Comércio dos EUA, emitiu, nessa terça-feira (13), novas diretrizes sobre chips para inteligência artificial. Entre elas, um “alerta” à indústria de tecnologia de que o uso de chips avançados da China – ou seja, os chips Ascend da Huawei – sem licença é uma violação das regras de controle de exportação dos EUA.

Ao explicar a medida, o BIS afirmou que o desenvolvimento e a produção dos chips Ascend “provavelmente” violam os controles de exportação dos EUA.Assim, qualquer pessoa ou empresa, dentro ou fora dos EUA, que os utilize sem autorização do BIS também violaria as regras e poderia enfrentar “penalidades criminais e administrativas substanciais, incluindo prisão, multas, perda de privilégios de exportação ou outras restrições”.

Os chips de IA Ascend da Huawei estão ganhando popularidade na China, especialmente porque a Nvidia, desenvolvedora líder de chips de IA, enfrenta controles de exportação mais rigorosos nos EUA, o que dificulta o atendimento aos clientes chineses. O governo chinês também está aconselhando empresas locais a adotarem mais soluções nacionais, como as fabricadas pela Huawei. Empresas de tecnologia chinesas como a iFlytek e a SenseTime são usuárias fiéis da Huawei.

A mais recente repressão à empresa chinesa ocorreu apenas um dia depois de Washington e Pequim anunciarem um acordo para reduzir temporariamente as tarifas por 90 dias, visto como um importante ponto de virada nas tensões comerciais entre os dois lados.


Botão Voltar ao topo