GovernoInovaçãoMercado

Piauí: inovação é para resolver problema do cidadão

"Constituição garante direitos impossíveis com o orçamento que temos e precisamos da tecnologia", diz o governador Rafael Fonteles

O Piauí tem um rol de serviços públicos digitais que serve de modelo para o País – como o sistema de recuperação de celulares roubados, adotado nacionalmente. O governador do estado, Rafael Fonteles, participou nesta quarta, 6/8, do Secop 2025 e ressaltou a criação de soluções que efetivamente mudem o atendimento ao cidadão, mais do que a mera digitalização de processos.

“O segredo é montar uma equipe boa e ter determinação, decisão política de colocar isso como prioridade, porque é preciso engajar todos os órgãos, especialmente os finalísticos. E ter a percepção de que é preciso unir servidores públicos, academia e startups para gerar inovação. A inovação acontece de dentro para fora, não de fora para dentro. As empresas são importantíssimas nesse processo, mas precisam estar junto dos servidores públicos e da academia para gerar soluções inovadoras, não apenas digitais ou tecnológicas, mas que realmente mudem paradigmas e melhorem a vida do cidadão e a eficiência do Estado”, afirmou Fonteles.

O Piauí foi premiado em 2º lugar no Índice de Oferta de Serviços Públicos Digitais dos Governos Estaduais, promovido pela Abep-TIC. “O trabalho em equipe foi mais uma vez coroado pelo ranking da Abep-TIC, que é um norte para a política pública de inovação tecnológica dos governos estaduais. E o Piauí tem priorizado isso como um pilar fundamental para melhorar o serviço público ao cidadão”, festejou o governador.

Além do sistema de recuperação dos celulares, Fonteles lembrou do Saúde Digital, que faz mais de 100 mil procedimentos por mês a partir do celular, e enfatizou que o estado tem a maior proporção de novas carteiras de identidade nacionais emitidas. “É a base da identidade digital do cidadão para oferecer serviços públicos, e queremos chegar no fim do ano com metade da população com a CIN”, disse. O Piauí também está desenvolvendo um grande modelo de linguagem em português, o Soberania.

“A nossa Constituição Federal garante direitos ao cidadão que são impossíveis de serem concedidos com o orçamento que temos. Se não inovarmos, se não utilizarmos bem as tecnologias disponíveis, jamais vamos dar conta de atender com qualidade as demandas dos nossos cidadãos”. Assista à entrevista com o governador do Piauí, Rafael Fontelles.


Botão Voltar ao topo