Governo

Em oito estados, uma em cada cinco pessoas já têm nova carteira de identidade

Piauí (38,4%), Acre (28,08%), Alagoas (24,68%) e Mato Grosso (24,46%) lideram

Dados do Ministério da Gestão divulgados nesta quinta, 14/8, mostram que oito estados já emitiram a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) para mais de um quinto de seus habitantes. O Piauí lidera o ranking, com 38,40% da população já cadastrada, seguido por Acre (28,08%), Alagoas (24,68%), Mato Grosso (24,46%), Sergipe (23,41%), Rio Grande do Sul (22,50%), Santa Catarina (22,10%) e Distrito Federal (20,61%). No total, 31,5 milhões de brasileiros já possuem o novo documento.

A CIN servirá como base para a Infraestrutura Pública Digital (IPD) de Identificação Civil, sistema fundamental para acesso a serviços públicos digitais e benefícios sociais. O documento já está disponível na versão digital pelo aplicativo GOV.BR, seguindo o mesmo modelo da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) eletrônica. Após receber a versão física, o cidadão pode acessar o app, selecionar a opção “Carteira de documentos” e adicionar a identidade digital.

A nova carteira também fortalece a segurança na plataforma GOV.BR, facilitando o acesso ao nível Ouro de autenticação. Atualmente, o sistema conta com mais de 170 milhões de usuários e oferece acesso a mais de 4.600 serviços digitais federais, além de outros oito mil estaduais e municipais. Entre os mais utilizados estão Assinatura GOV.BR, Meu INSS, Meu SUS Digital, Enem, Fies e as carteiras digitais de Trabalho e Trânsito. A plataforma ainda permite buscas personalizadas por perfil, como estudante, agricultor ou empreendedor.

Todos os brasileiros têm até 2032 para realizar a emissão do documento, que apresenta número único nacional (o CPF) e está disponível nos formatos físico e digital. A primeira via é gratuita em todo o território nacional. Os interessados podem agendar a expedição pelo site gov.br/identidade, selecionando o estado de residência.


Botão Voltar ao topo