SAP

SAP: Brasil perde mais de 1.500 horas de trabalho com pagamento de impostos

Para o CRO da SAP para as Américas, Jan Gilg, tecnologia é o caminho para ganhos de eficiência em sistema tributário complexo

Ao abrir o SAP NOW 2025 nesta quarta, 20/8, em São Paulo, o Chief Revenue Officer (CRO) da empresa para as Américas, Jan Gilg, destacou que o complexo regime fiscal do Brasil representa um dos maiores desafios para empresas, mas também abre espaço para ganhos de eficiência e inovação.

Gilg citou dados do Banco Mundial que evidenciam a disparidade: enquanto companhias nos Estados Unidos gastam em média 175 horas por ano em processos de conformidade tributária, no Brasil esse tempo ultrapassa 1.500 horas.

“Isso mostra o tamanho da oportunidade de liberar recursos para que as empresas foquem no crescimento estratégico. A reforma tributária é uma chance única de transformar esse cenário, e a SAP já está preparada para apoiar essa transição com soluções localizadas”, afirmou.

Segundo o executivo, clientes que utilizam o RISE with SAP já contam com ferramentas ajustadas para atender às novas regras da legislação fiscal, permitindo não apenas conformidade, mas também ganhos de produtividade. “Ao reduzir a carga burocrática, os negócios podem concentrar esforços em inovação, sustentabilidade e expansão”, disse.

Além da agenda tributária, Gilg destacou que o Brasil está em posição privilegiada para liderar a transformação digital na América Latina, combinando o crescimento acelerado da economia digital, um ecossistema de startups vibrante e empresas reconhecidas pela adoção de novas tecnologias.

Com mais de 30 anos de presença no país e um dos principais laboratórios globais da companhia em São Leopoldo (RS), a SAP reafirmou o compromisso de investir no mercado brasileiro, apoiar clientes em sua jornada de modernização e transformar desafios regulatórios em vantagens competitivas.

Botão Voltar ao topo