SAP

Natura acelera com IA e SAP na nuvem e elimina 500 sistemas legados de TI

“Mais que decisão tecnológica, foi um movimento crucial de negócio”, diz a diretora de transformação Fabiola Bezerra.

A Natura apresentou nesta quarta, 20/8, uma série de resultados positivos com a transformação digital pela implementação do SAP S/4HANA. Segundo Fabiola Bezerra, diretora de transformação da companhia, o projeto já reduziu em 30% os custos operacionais em áreas como TI, finanças e suprimentos, além de acelerar em 60% o tempo de fechamento contábil.

“O projeto representa não apenas uma decisão tecnológica, mas um movimento crucial de negócio para acelerar a implementação da nossa estratégia”, disse a diretora da Natura durante o SAP NOW AI Tour 2025, em São Paulo. Segundo ela, a empresa também conseguiu eliminar 500 dos 800 sistemas legados na América Latina e alcançou 85% de padronização de processos.

“Hoje, mais de 90% dos processos financeiros seguem um modelo padronizado e harmonizado. Com a ferramenta, conseguimos gerar insights em segundos para decisões críticas, como compras de insumos e variações de margem”, explicou.

A nova arquitetura também inclui o SAP AI Core, que utiliza inteligência artificial generativa integrada à plataforma SAP Fiori para oferecer análises em tempo real sobre receita, custos e margem bruta.

“Essa transformação promove novas formas de trabalho, traz inovação, automação e uma base de dados sólida para criar uma cultura verdadeiramente orientada a dados. Assim, podemos acelerar nossa jornada em inteligência artificial e reinvestir em nosso propósito: promover o bem-estar de toda a nossa rede”, concluiu.

Botão Voltar ao topo