
A Telebras vai expandir sua atuação no setor de educação e prepara o lançamento de uma Escola Modelo, iniciativa que deve marcar a entrada da estatal na oferta de soluções de conteúdo digital. O projeto, previsto para ser colocado em prática ainda em 2025, pretende ir além da simples conexão de escolas, área em que a empresa já atua por meio do programa Gesac, em parceria com o Ministério das Comunicações.
Segundo o diretor comercial da Telebras, Levi Figueiredo, a proposta é montar uma experiência completa de digitalização em uma escola pública, em um município brasileiro ainda a ser definido. “A ideia é fazer uma escola desde a conexão, com nossa infraestrutura, e digitalizar todos os processos, do controle de presença e notas até o acesso a conteúdos pedagógicos”, explicou.
Figueiredo destacou que a estatal já conecta mais de 14 mil escolas no país, mas que o próximo passo é oferecer um portfólio de soluções educacionais. “Mais do que ter um produto, queremos construir um portfólio para dialogar com secretarias de Educação e com o MEC, sendo protagonistas em política pública e incentivando boas práticas de ensino e inclusão digital”, afirmou.
Para dar suporte ao projeto, a Telebras pretende utilizar sua infraestrutura própria de data centers, incluindo unidades de nível Tier 4 em Brasília, Tier 3 no Rio de Janeiro e outros três espalhados pelo país. Essa rede permitirá armazenar dados de forma segura, incluindo conteúdos educacionais e sistemas de gestão escolar.
A expectativa é que a Escola Modelo seja lançada oficialmente em 2025, dependendo de ajustes institucionais e de articulações com estados e municípios. “Nossa intenção é colocar em prática ainda este ano os primeiros passos, para que no próximo consigamos alavancar junto às secretarias de Educação e ao Ministério”, disse Figueiredo.