Inovação

Com 21 milhões de processos, TJSP faz maior troca de sistema judicial eletrônico do mundo

Maior tribunal do mundo marcou para 13 de outubro a mudança do SAJ para o eproc

O Tribunal de Justiça de São Paulo dará início, na próxima segunda, 13/10, à transferência gradual dos processos em andamento no Sistema de Automação da Justiça (SAJ) para o eproc, nova plataforma digital do Judiciário paulista. A migração seguirá o mesmo modelo de implantação: por competências e regiões, começando pelo Ciclo 1, que contempla os Juizados Especiais Cíveis (JECs). O cronograma completo está disponível no portal do Tribunal.

A migração marca a segunda etapa da modernização tecnológica do TJSP. Após a implantação, quando os novos processos já passaram a ser distribuídos diretamente no eproc, inicia-se agora a transferência dos feitos antigos, que ainda tramitam no SAJ. A mudança permitirá que todos os processos corram em uma única plataforma, o que deve aumentar a eficiência, a integração e a agilidade no trabalho de magistrados, servidores e advogados. O Tribunal destaca que o objetivo é alcançar a tramitação 100% digital no eproc.

O processo de migração será conduzido diretamente pelas unidades judiciais. Caberá aos gestores locais planejar as transferências — priorizando, de preferência, os processos mais recentes —, distribuir tarefas entre os servidores e definir prazos internos. Nesta fase inicial, o ritmo de migração será determinado por cada vara. O TJSP acompanhará o avanço diariamente, registrando o número de processos transferidos e divulgando relatórios parciais. O prazo final para a conclusão dessa etapa será anunciado posteriormente.

Durante a migração, todos os documentos e metadados das ações serão automaticamente transferidos. Para garantir uma transição segura e o pleno funcionamento das automatizações do eproc, o Tribunal orienta que as unidades realizem o saneamento prévio dos processos, verificando pendências, dados cadastrais, classes processuais e fluxos de tramitação.

Após a migração, o processo passará a tramitar exclusivamente no eproc e deixará de estar disponível no SAJ. Será lançada a movimentação “89966 – Remetidos os autos em razão de migração para outro sistema”, que notifica as partes e advogados sobre a mudança e orienta o credenciamento na nova plataforma.


Botão Voltar ao topo