Cuidado! Você pode estar testando agentes IA no lugar errado!
"A produtividade no escritório e o espaço de trabalho digital são o padrão para as organizações que não têm uma compreensão sólida do que estão fazendo com os agentes, mas não são necessariamente as áreas que proporcionarão mais valor às organizações”,adverte Max Gorss, diretor Sênior do Gartner.


Apenas 15% dos líderes de aplicações de TI afirmaram que estão atualmente considerando, testando ou implementando agentes de Inteligência Artificial (IA) totalmente autônomos (ferramentas de IA orientadas para objetivos específicos que não requerem supervisão humana), revela Gartner. A consultoria conduziu, nos meses de maio e junho uma pesquisa com 360 líderes de aplicações de TI de organizações com pelo menos 250 funcionários em tempo integral na América do Norte, Europa e Ásia/Pacífico, com o objetivo de compreender o impacto da Inteligência Artificial Generativa (GenAI) e da IA agêntica em aplicações empresariais.
“O hype em torno da IA agêntica continua a crescer, com os fornecedores posicionando os agentes de IA como a próxima fase da evolução da Inteligência Artificial que irá resolver as limitações dos assistentes GenAI mais tradicionais”, afirma Max Goss, Diretor Analista Sênior do Gartner. “Setenta e cinco por cento dos participantes da pesquisa afirmaram que estavam testando, implementado ou já haviam implementado algum tipo de agente de IA em suas organizações; no entanto, preocupações com governança, maturidade e dispersão de agentes continuam a impedir a implementação de uma IA verdadeiramente agêntica”, acrescenta.
As barreiras à implementação de soluções totalmente autônomas são a falta de confiança nos fornecedores em oferecer segurança, governança e proteção contra alucinações de forma adequada, juntamente com preocupações sobre a prontidão organizacional. Apenas 19% dos entrevistados tinham alta ou total confiança na capacidade de seus fornecedores de oferecer proteção adequada contra alucinações. Enquanto isso, 74% acreditam que os agentes de IA representam um novo vetor de ataque à sua organização e apenas 13% concordaram fortemente que tinham as estruturas de governança adequadas para gerenciá-los.
Agentes IA nos lugares errados
As organizações que não têm um entendimento comum sobre quais problemas de negócios a IA pode resolver são quase duas vezes mais propensas a listar a produtividade do escritório como um domínio onde os agentes de IA terão maior impacto. Aquelas que têm um alinhamento mais forte tendem a se concentrar em casos de uso mais verticais, como atendimento ao cliente, ERP, vendas, entre outros.
“A produtividade no escritório e o espaço de trabalho digital são o padrão para as organizações que não têm uma compreensão sólida do que estão fazendo com os agentes, mas não são necessariamente as áreas que proporcionarão mais valor às organizações”, diz Goss. “Entre todos os participantes da pesquisa, análise (analytics) e inteligência de negócios (business intelligence) lideraram a lista, com 64% classificando-os entre os três principais domínios que serão mais impactados pelos agentes de IA, seguidos por atendimento ao cliente (55%) e produtividade no escritório (39%)”, completa.