GovernoSegurança

Menos de um terço das contas no Gov.br ativou duplo fator de autenticação para evitar fraudes

Balanço do Ministério da Gestão aponta que 50 milhões adotaram 2FA. Dois terços das 173 milhões de contas no Gov.br usam biometria.

Até aqui, 50 milhões de brasileiros ativaram a verificação em duas etapas em suas contas na plataforma Gov.br, segundo dados divulgados nesta sexta, 6/2 pelo Ministério da Gestão. A ferramenta adiciona uma camada extra de proteção ao acesso aos serviços digitais do governo federal. Ao todo, o Gov.br reúne mais de 173 milhões de usuários cadastrados.

De todas elas, dois terços das contas para acesso a serviços digitais, 112,4 milhões, já usam alguma forma de biometria. Elas são 80,6 milhões de contas Ouro e 31,8 milhões de contas Prata, que de alguma forma usam biometria no processo, seja pelas Carteiras de Motorista, contas bancárias, certificados digitais ou a nova carteira de identidade, a CIN.

A verificação em duas etapas exige a inserção de um código gerado no aplicativo Gov.br sempre que o usuário acessa um serviço digital. A medida busca impedir acessos indevidos mesmo quando terceiros tenham obtido informações como CPF e senha, dados bancários ou certificado digital. A funcionalidade está disponível para contas de nível Prata ou Ouro.

Desde o ano passado, o governo federal intensificou o incentivo ao uso da ferramenta de segurança. Usuários com conta Ouro passam a receber, no momento do login, um convite para ativar a verificação em duas etapas pelo aplicativo Gov.br. Caso a ativação seja adiada, o sistema envia notificações por e-mail ou SMS e volta a sugerir a habilitação em acessos posteriores.


Botão Voltar ao topo