Governo abre consulta para definir Estratégia de Transformação Digital de 2026 a 2031
CITDigital quer reunir prioridades a partir do plano Brasil 2030.

O governo federal abriu nesta terça, 10/2, uma consulta pública para coletar contribuições à elaboração da nova Estratégia Brasileira para a Transformação Digital, a E-Digital, sob responsabilidade do Comitê Interministerial para a Transformação Digital, o CITDigital. A ideia é reunir subsídios para orientar prioridades da política digital brasileira entre 2026 e 2031.
Entre as referências da consulta está o Plano Brasil 2030, elaborado no âmbito do Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável, que propõe diretrizes de longo prazo para a inserção do país na economia digital. Essa nova consulta tem perguntas sobre tendências tecnológicas e econômicas, incertezas sobre o desenvolvimento digital, capacidades nacionais, desafios estruturais e cenários de transformação digital para o país na próxima década.
A E-Digital é definida como um conjunto de recomendações estratégicas destinado a orientar iniciativas do Poder Executivo federal na área de transformação digital, com foco na ampliação do acesso a serviços públicos digitais, na promoção de direitos do cidadão, no fortalecimento da democracia e da participação social e no desenvolvimento socioeconômico com base em inovação, competitividade e autonomia tecnológica.
A E-Digital deve funcionar como referência central para o planejamento digital do país, articulando iniciativas já existentes no governo federal, como a Estratégia Nacional de Governo Digital, a Estratégia Nacional de Cibersegurança e o Plano Brasileiro de Inteligência Artificial. O processo também considera contribuições e iniciativas da sociedade civil relacionadas à economia e à governança digital.





