BNDES cria aplicativo móvel para ampliar carteira de pequenas empresas
O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) tem um novo aplicativo móvel voltado para micro, pequenas e médias empresas. A ferramenta indica melhores linhas de financiamento, acompanhamento das operações com o banco e tem o objetivo expresso de ampliar em 20% os desembolsos com esse segmento.
Segundo o BNDES, embora as pequenas empresas representem 95,6% das operações realizadas em 2016, o montante envolvido, de R$ 27,2 bilhões, representa 30,8% do total liberado no ano passado. O resultado já foi um crescimento sobre os 27,5% dos desembolsos para micro, pequenas e médias em 2015. Como mencionado, “o impacto esperado é um aumento projetado de 20% nos desembolsos para o segmento, um acréscimo de R$ 5,4 bilhões”.
O aplicativo é disponível para smartphones e tablets nos sistemas Android e iOS e será oficialmente lançado na Feira do Empreendedor, entre 18 e 21/2, em São Paulo. Ele permite checar o andamento de financiamentos, ou mesmo saber, antecipadamente, as datas previstas para liberação de recursos, além de apresentar as melhores linhas de financiamento para empresas de menor porte.
Será possível acompanhar online o estágio das operações indiretas, sem precisar consultar o agente repassador de recursos do BNDES.
Também será possível a consulta do cadastro de máquinas e equipamentos, sistemas e componentes no Credenciamento de Fabricantes Informatizado (CFI) do BNDES. Com isso, o empresário pode pesquisar, em qualquer lugar, produtos (pelo nome, código ou modelo) e/ou fornecedores (pelo nome ou CNPJ do fabricante) cadastrados no Banco.
* Com informações do BNDES