Sem originalidade e novos serviços, MVNOs não deslancham
O mercado de telefonia móvel está estagnado, com os prestadores de serviços oferecendo os mesmos produtos e as operadoras virtuais, as MVNOs, só vão chegar para ficar se tiverem coragem de serem originais e diferentes,pontua o presidente da Hansen Technologies na América Latina, Giovani Henrique.
Em entrevista ao portal Convergência Digital, o executivo diz que a entrada dos Correios no mercado de MVNOs dará, sim, um impulso ao mercdo. “Eles estão presentes em todo o país e têm um público C,D e E que mais do que nunca precisa de flexibilidade e preço. O Brasil é muito mais do que São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte”, afirma.
A Hansen Technologies quer avançar no mercado brasileiro, especialmente, com sistemas de BI e CRM. Segundo dados da empresa, a transformação digital exigirá mudanças relevantes na área de telefonia móvel e elas vão ocorrer nas nas áreas de BSS (sigla em inglês de sistemas de suporte ao negócio). Nos próximos 18 meses mais de 40% das operadoras planejam substituir parte dos BSS/OSS (sigla em inglês de sistemas de suporte às operações). “É aqui que queremos usar o nosso conhecimento de multinacional para abrirmos frente no Brasil”, diz.
Giovani Henrique insiste. As operadoras têm de ser mais abertas e ágeis no atendimento ao clinete. O nome do jogo é obter a atenção do usuário e fazer essa ‘atenção’ ser mononetizada. “O consumo de conteúdo digital mudou. Sem serviços inovadores vai tudo ficar o mais do mesmo. E guerra de preços não funciona mais para dar receita”, sinaliza o executivo.
Um outro mercado em atenção da Hansen Technologies é o de smart grid, mas esse de forma mais distante, uma vez que a maior parte das ações ainda é para constatar fraudes residenciais. “O smart grid vai muito além disso”, completa Giovanni Henrique. A previsão da Hansen Technologies é fechar pelo menos o primeiro contrato no Brasil ainda em 2017 na área de CRM e BI para MVNOs e MVNEs.