Telecom

Chineses mostram força no mercado de smartphones

A Huawei reduziu a diferença com seus dois principais concorrentes, a Apple e a Samsung Electronics, em vendas globais de smartphones, de acordo com dados do primeiro trimestre da consultoria Gartner, divulgados nesta terça, 23/5.

A fabricante chinesa aumentou sua participação de mercado para 9% nos três primeiros meses do ano, acima dos 8,3% registrados no início de 2016. Também chinesas, Oppo e Vivo elevaram sua fatia de mercado para 8,1% e 6,8%, respectivamente, ajudadas por promoções de vendas e marketing agressivas, ameaçando tanto Huawei quanto a Apple na China.

A Samsung Electronics manteve a posição de liderança, mas viu sua participação de mercado encolher para 20,7%, ante 23,3%, conforme ainda sente o impacto do recall do Galaxy Note 7 realizado no ano passado após vários aparelhos pegarem fogo.

“Embora o grupo sul-coreano tenha anunciado que as pré-encomendas do Galaxy S8 e do S8 Plus subiram 30% na base ano a ano, a ausência de uma alternativa ao Note 7 e a competição acirrada no segmento de smarthphones básicos estão levando a Samsung a continuamente perder fatia de mercado”, avalia o Gartner.

A participação de mercado da Apple recuou para 13,7%, de 14,8%. O primeiro trimestre do ano é o mais fraco para as vendas da fabricante do iPhone, uma vez que sucede um quarto trimestre repleto de feriados e os clientes tendem a segurar as compras de aparelhos para aguardar os novos modelos que serão lançados mais para frente.


De modo geral, 380 milhões de smartphones foram vendidos nos três primeiros meses do ano, um volume 9,1% maior em relação ao mesmo período de 2016.

* Da Reuters

Botão Voltar ao topo