Plano de carreira: saiba como ter o seu
Quem não sabe como fazer um plano de carreira acaba sendo levado de um lado para o outro pelas circunstâncias e, o que é ainda pior, na maior parte das vezes é ultrapassado por aqueles que investiram tempo e energia no planejamento da sua carreira. O portal de carreiras Vaga Profissões falou com João Xavier, diretor-geral da Ricardo Xavier Recursos Humanos, para descobrir como, em meio a tanta competição e exigências do mercado de trabalho, planejar o desenvolvimento das suas competências e planejar sua carreira.
Veja as dicas do especialista:
1 – Estabeleça objetivos
Segundo Xavier, é imprescindível que você saiba onde quer chegar para, só então, traçar um plano eficiente para alcançar seu objetivo. O especialista observa ainda que quanto mais o seu objetivo estiver alinhado às preferências, competências e experiências que você já tem, maior será sua chance de sucesso. “É por isso que sempre digo que é essencial investir continuamente em autoconhecimento e aprendizado.”
2 – Desenhe um plano de ação
Agora é hora de avaliar os caminhos que o levarão até lá. “Pense em cursos que você precisa fazer, em quais empresas e cargos precisa trabalhar para adquirir o tipo de experiência que será exigida para atingir seu objetivo”, explica o especialista.
Sua dica é dividir o plano em pequenas metas que sejam facilmente mensuráveis para que, durante o percurso, você possa saber se o plano está de fato conduzindo sua carreira para onde você quer que ela vá.
“Aproveite para comemorar as pequenas vitórias, aprender com as pequenas derrotas e atualizar o planejamento com base nas experiências adquiridas ao longo do caminho”, recomenda. “Tente também trabalhar sempre com três cenários: o ideal, o mais provável e o se tudo der errado.”
3 – Tenha disciplina durante a execução
Claro que nem sempre é fácil cumprir o plano que você estruturou para atingir seu objetivo. Você vai precisar de bastante foco e disciplina e, ao mesmo tempo, também vai ter de estar preparado para ajustes de rumo.
“É normal que as coisas não saiam exatamente como o planejado”, diz Xavier. “Nessas horas você terá de encontrar a melhor forma de adaptar seu plano aos acontecimentos, às vezes improvisando, às vezes fazendo uma grande alteração no planejamento mesmo”, acrescenta.
Fonte: portal Info Money