Affonso Nina, ex-Sonda, assume presidência executiva da Brasscom
A Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e de Tecnologias Digitais, Brasscom, anuncou Affonso Nina como novo presidente executivo. Ele substitui Sergio Paulo Gallindo, que esteve à frente da entidade por nove anos.
Affonso Nina tem 35 anos de experiência nas áreas de Tecnologia da Informação e Serviços Financeiros, com atuação em empresas como Grupo Sonda Brasil, HP (Hewlett-Packard), EDS (Electronic Data Services), GE Capital, Carlson Wagonlit, Genpact, Grupo Pão de Açúcar e Booz-Allen.
O executivo também já passou pela própria Brasscom, onde participou do Conselho de Administração, e como CEO e Presidente do Conselho de Administração de empresas no setor privado. É também membro investidor do BR Angels. Ele é formado em Engenharia Eletrônica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), com MBA pela Columbia University (Columbia Business School) e Conselheiro Certificado pelo Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC).
A mudança se dá em ano de retomada de um dos debates mais importantes para o segmento das empresas de TI, que é a desoneração da folha de pagamento das empresas do setor – com a substituição da contribuição de 20% sobre a folha pelo pagamento pela alíquota de 4,5% sobre o faturamento. Prorrogada pela última vez em 2021, a política termina em dezembro deste 2023.
O novo presidente executivo substitui Sergio Paulo Gallindo, que liderou a entidade desde 2014. “A jornada humana é marcada por ciclos. Eis que um se encerra enquanto um outro exsurge. Agradeço ao Conselho da Brasscom pela oportunidade de liderar, por nove anos, uma entidade tão essencial para o Macrossetor de TIC e para o Brasil. Foi um tempo de grandes conquistas, viabilizadas pelo forte sentimento de missão, em meio a intenso trabalho colaborativo, envolvendo as Associadas; a equipe da Brasscom; e as bancas advocatícias, todas irmanadas nos mesmos propósitos”, disse Gallindo.