AWS lança no Brasil plataforma gratuita para alunos do ensino médio
A Amazon Web Services anunciou o lançamento para o Brasil da versão em português do Programa AWS Educate K12, com objetivo de incentivar o desenvolvimento da educação técnica pelo uso de serviços de computação em nuvem. Para participar, os estudantes devem estar matriculados em instituições de ensino vinculadas ao programa, como o Senai Nacional, que já participa do programa AWS Educate em nível universitário.
Segundo o gerente executivo de educação profissional do Senai Nacional, Felipe Morgado, a ideia é que já seja possível aos jovens ingressarem no mercado de trabalho a partir da formação técnica. “Competências técnicas transversais de cloud computing ampliam as chances de empregabilidade, porque quando ele chegar no mercado de trabalho já estará muito mais próximo da realidade.”
O programa oferece conteúdo diversificado para estudantes, incluindo conteúdo teórico, aulas, testes de conhecimento e a oportunidade de receber micro-credenciais, chamadas AWS Educate Badges, que mostram as conquistas e aprendizados de cada um durante o programa. Novos membros receberão até US$ 50 disponibilizados em créditos promocionais da AWS para experimentar os serviços da companhia.
“O Programa AWS Educate é um incentivo para o desenvolvimento de talentos, ideias e inovação no Brasil. Estamos muito felizes em lançar a versão na língua local e ampliá-lo para estudantes do ensino médio”, afirma a gerente de Desenvolvimento de Negócios para América Latina, Canadá e Caribe na AWS. Abby Daniell. O programa que já era oferecido a universidades agora, é ampliado para o ensino médio como resposta à demanda por educação em novas tecnologias pelos adolescentes.
Segundo a AWS, os alunos podem se registrar diretamente no console do Programa AWS Educate, utilizando um e-mail pessoal fornecido pela instituição de ensino. Ou ainda, os professores que são membros do Programa AWS Educate também conseguem ajudar os alunos a se inscreverem, mesmo que não tenham um endereço de e-mail .edu ou um endereço de e-mail fornecido por uma escola membro do programa.
“Os estudantes não têm custos adicionais para acessar o conteúdo, treinamento, ferramentas de colaboração e serviços da AWS dentro do programa. Outras instituições de ensino podem fazer parte da iniciativa ao acessar diretamente o site do Programa AWS Educate e seguir as instruções de inscrição”, explica a AWS.